Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

FC Porto acusa Sporting de "crime público" e admite abandonar Taça da Liga

18 jan, 2021 - 21:00 • Redação

FC Porto protesta intenção do Sporting de utilizar Sporar e Nuno Mendes, falsos positivos há menos de dez dias. Um "atentado" à saúde pública, "ainda mais incompreensível por ser cometido por um clube presidido por um médico".

A+ / A-

O FC Porto acusa o Sporting de querer cometer um crime público na meia-final da Taça da Liga e admite desistir da competição.

O Sporting anunciou, esta segunda-feira, que os testes a Nuno Mendes e Sporar, que os impediram de jogar com o Rio Ave, eram falsos positivos e que, por isso, os dois jogadores estão prontos para defrontar o FC Porto. Em comunicado, os dragões acusam o clube leonino de querer "cometer um atentado à saúde pública", visto que não se passaram dez dias desde os testes positivos em causa.

No Twitter, o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, lembra que, mesmo em casos assintomáticos, o protocolo da Direção-Geral de Saúde (DGS) obriga a dez dias de isolamento após teste positivo: "Tudo o que fuja a isto é um crime público."

O dirigente considera "extraordinário e terrível que um clube com as responsabilidades do Sporting se deixe seduzir pela miragem da vitória a qualquer preço para tentar atropelar a lei" e arrisque dar "um péssimo exemplo para toda a população" portuguesa.

"É ainda mais incompreensível por ser cometido por um clube presidido por um médico", acrescenta o FC Porto, no comunicado.

Francisco J. Marques assinala que "a estupidez, mesmo quando assintomática, é muito perigosa". O clube lembra que Portugal "é líder mundial do número de novos casos de Covid-19 por milhão de habitantes" e "todos os dias se bate o recorde nacional de mortos".

"O FC Porto comunicou esta situação à Liga e à Direção-Geral da Saúde e vai participá-la à Ordem dos Médicos, na expectativa de que as autoridades façam cumprir a lei, sob pena de ter de repensar a participação na final four da Taça da Liga, para defesa de todos os intervenientes. É uma questão de saúde pública", sentencia o FC Porto.

O Sporting-FC Porto realiza-se na terça-feira, às 19h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Encontro com relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JORGE DIAS
    19 jan, 2021 lisboa 16:57
    tretas...
  • Petervlg
    19 jan, 2021 Trofa 08:55
    Já estão com medo!

Destaques V+