Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting

Positivos de Nuno Mendes e Sporar à Covid-19 eram falsos

18 jan, 2021 - 18:02 • Redação

A direção clínica do Sporting acredita que as amostras terão sido contaminadas, o que levou a resultados errados.

A+ / A-

O Sporting informou, esta segunda-feira, que os testes de Nuno Mendes e Andraz Sporar à Covid-19, antes da receção ao Rio Ave, a contar para a jornada 14 do campeonato, eram falsos positivos.

Em conferência de imprensa, o líder do departamento médico do Sporting, João Pedro Araújo, explicou que foi a "dissonância entre os testes realizados internamente e os testes PCR", o primeiro na passada quarta-feira e o segundo no dia seguinte, que suscitou suspeita.

"Foram realizados mais dois testes PCR em dois laboratórios distintos, um na sexta-feira, 15 de janeiro, e o outro no sábado, 16. Ambos os resultados foram negativos, pelo que se pode concluir, também porque os atletas estavam assintomáticos e não foi possível identificar fonte de contágio, que foram falsos positivos", explicou.

Erro laboratorial


O médico do Sporting revelou que "a probabilidade de um teste ser positivo e a pessoa não estar realmente infetada é inferior a 1%", pelo que a conclusão é de que houve um erro na testagem:

"A literatura científica remete, normalmente, estes erros para possíveis contaminações da amostra. É com mágoa que registamos este erro, pois obrigou, de forma errada, a direção clinica a privar da equipa técnica de dois elementos para o jogo com o Rio Ave."

Além de garantir que "não há de todo perda de confiança" no laboratório em causa, João Pedro Araújo espera, portanto, que tanto Nuno Mendes como Sporar possam estar disponíveis para o jogo com o FC Porto, a contar para a meia-final da Taça da Liga.

Quem não poderá defrontar os campeões nacionais são Luís Neto e, conforme sabe a Renascença, Bruno Tabata, esses sim infetados.

Já o FC Porto não poderá contar com Sérgio Oliveira, Evanilson, Otávio e Luis Díaz, que também testaram positivo ao novo coronavírus, nem com o castigado Taremi, expulso diante do Benfica.

O Sporting-FC Porto realiza-se na terça-feira, às 19h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Encontro com relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+