Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Esteve com alguém infetado? SNS 24 passa a emitir declaração para justificar faltas ao trabalho

31 out, 2020 - 22:05 • Redação com lusa

Medida foi anunciada este sábado pelo primeiro-ministro para evitar pressão sobre os centros de saúde quando há necessidade de isolamento profilático após contactos de risco.

A+ / A-

As novas medidas de combate à Covid-19:


A Linha SNS24 vai passar a emitir declarações provisórias de isolamento profilático por causa da Covid-19, que justificam as faltas ao trabalho, anunciou o primeiro-ministro este sábado, depois de um Conselho de Ministros extraordinário em que foram decididas novas restrições sociais face ao aumento de infeções no país.

“A partir de agora a Linha Saúde 24 procederá à emissão direta das declarações de isolamento profilático para que as pessoas não tenham que ainda recorrer ao centro de saúde ou ao médico de saúde pública da área de residência para obter declaração para justificar as faltas quando é declarado o isolamento profilático”, precisou António Costa.

O chefe do Governo justificou esta medida com a necessidade de “agilizar aquilo que tem sido o relacionamento de muitos utentes da Linha Saúde 24 com a obtenção das declarações para justificar as faltas à entidade patronal e obtenção de pagamento por parte da segurança social”.

A medida permite aliviar eventual pressão sobre os centros de saúde quando há necessidade de isolamento profilático após contacto com pessoas infetadas.

No comunicado do Conselho de Ministros define-se que é criada “a declaração provisória de isolamento profilático preventivo na sequência de contacto com o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+