Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Especialista

Fim do tratado nuclear entre EUA e Rússia é "grave, sobretudo para os europeus"

02 ago, 2019 - 15:15 • Agência Lusa

Coronel Nuno Lemos Pires ressalta que “ninguém está interessado numa corrida aos armamentos” e que “o fim dos tratados não quer dizer fim das negociações”.

A+ / A-

Veja também:


O coronel Nuno Lemos Pires, professor da Academia Militar, disse esta sexta-feira que é “grave, fundamentalmente para os europeus,” o fim do tratado de desarmamento nuclear (INF) entre os Estados Unidos e a Rússia, anunciado hoje pela NATO.

“A insegurança aumenta e podemos estar mais próximos do uso de armas nucleares, é verdade, infelizmente”, declarou à agência Lusa o especialista em segurança e defesa e subdiretor-geral de Política de Defesa Nacional, embora adiantando que “ninguém está interessado numa corrida aos armamentos” e que “o fim dos tratados não quer dizer fim das negociações”.

A Aliança Atlântica declarou hoje o “desaparecimento” do INF, que limitava a corrida ao armamento, proibindo o uso de mísseis com alcance entre os 500 e os 5.500 quilómetros.

Lemos Pires assinalou que o tratado, de 1987, foi uma conquista “muito importante” na história do mundo, lembrando que existiu o “risco de nos podermos matar rapidamente uns aos outros”, com mísseis russos de um lado e norte-americanos de outro, que “chegavam a Portugal” de qualquer um dos lados.

A NATO disse que a “Rússia é a única responsável” pelo desaparecimento do INF, por não ter destruído o novo sistema de mísseis, enquanto Moscovo acusa os Estados Unidos.

Para o coronel Lemos Pires, ”parece evidente que a Rússia de facto violou o tratado”, porque possui mísseis com um alcance superior aos 500 quilómetros, o que “é relativamente observável” em “manifestações públicas” dos batalhões com tal equipamento.

Mas o professor da Academia Militar considera haver “uma acusação que a Rússia faz e que tem razão”, sobre o tratado estar “obsoleto” por não incluir a China, na sua fronteira e que tem um potencial de armamento e “equipamentos entre os 5.000 e 5.500 quilómetros (de alcance)”.

Declarando esperar que não aconteça uma corrida ao armamento, Lemos Pires considerou que a “Europa tem que manter o que está a fazer”.

Ao nível da política entre aliados “não permitir que existam ameaças dessas (nucleares) para o seu solo europeu” e, ao mesmo tempo, ter uma atitude aberta e “uma linguagem de diálogo para poder haver encontros de uns e de outros”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+