Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 em "tendência decrescente" na região de Lisboa

27 jul, 2020 - 14:13 • Redação

Ministra da Saúde não antecipa conclusões sobre possível levantamento de restrições nas 19 freguesias afetadas.

A+ / A-

Veja também:


Os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa com freguesias em estado de calamidade Portugal registaram, nos últimos dias, uma descida no número de novos casos de Covid-19, afirma a ministra da Saúde, Marta Temido.

"Sintra regista agora variação negativa, mantendo nos outros concelhos tendência decrescente. Todos os cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa que temos monitorizado mais atentamente mostram comportamento decrescente, que temos de continuar a acompanhar", disse esta segunda-feira Marta Temido, em conferência de imprensa de balanço da pandemia.

A ministra da Saúde revelou os dados atualizados sobre o risco de transmissão (Rt) nesses concelhos: 0,89 em Sintra, 0,83 em Odivelas e Amadora, 0,78 em Lisboa e em Loures 0,99.

"São dados que olhamos com muita prudência, na medida em que estamos a falar de números muito pequenos", refere a governante.

Para esta segunda-feira à tarde está marcada uma reunião para avaliar a situação na Área Metropolitana de Lisboa, mas Marta Temido não antecipa um possível levantamento do estado de calamidade nas 19 freguesias mais afetadas.

"Temos acompanhado com os presidentes de câmara essa evolução da situação em grande proximidade, e é mais uma reunião de afinamento de procedimentos, correção e prevenções. Seria prematuro avançar a avaliação que vamos fazer hoje e depois o Conselho de Ministros esta semana", sublinha Marta Temido.

Número de casos por 10 mil habitantes em queda

O número de casos de Covid-19 por 10 e 100 mil habitantes desceu em Portugal nos últimos dias, anunciou esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta Temido.

Estes são indicadores utilizados por países, como o Reino Unido, para elaborar a lista de países considerados seguros.

“A taxa de incidência nos último sete dias foi 14,9 novos casos por 100 mil habitantes, continua a baixar. Nos últimos 15 dias foi de 33,8 por 100 mil habitantes, também decrescente.”

Portugal regista 1.719 mortes (mais duas que no domingo) e 50.299 casos (mais 135, um aumento de 0,3%) confirmados de infeção com Covid-19, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Este é o segundo melhor dia, em termos do número de novos casos, desde 11 de maio. Contudo, a tendência de decréscimo à segunda-feira não é recente e pode ser explicada pela redução no número de testes realizados durante o fim de semana. Apenas um em cada quatro laboratórios referenciados pela DGS fazem testes de Covid-19 ao domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+