Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agostinho Abade

Sporting apresentou 30 milhões de lucro, mas situação financeira "ainda não é boa"

01 jun, 2020 - 13:47 • José Barata

O antigo presidente do Conselho Fiscal leonino considera que é positivo os valores do terceiro trimestre da temporada, com cerca de 30 milhões de lucro, mas avisa que ainda há muito a fazer. Agostinho Abade é o rosto visível de um grupo de sócios do Sporting que estão a preparar uma serie de debates para encontrar soluções para o futuro do clube.

A+ / A-

A Sporting SAD anunciou um resultado positivo líquido de 30,2 milhões de euros no terceiro trimestre da atual temporada. O lucro dos leões é reflexo, essencialmente, da venda de Bruno Fernandes ao Manchester United.

Em entrevista a Bola Banca, Agostinho Abade, antigo presidente do Conselho Fiscal do Sporting, diz que o clube ainda não está numa boa condição financeira.

“O Sporting tem um ano anormal de vendas, o que é bom e era fundamental para repor minimamente o seu capital próprio. Passou de negativo a ligeiramente positivo, mas o assunto não está resolvido. Há que continuar a baixar a massa salarial da SAD, como já foi feito, mas com esta pandemia os proveitos vão baixar muito. Há a necessidade de voltar a fazer ajustes para ter equilíbrio financeiro”, considera.

Agostinho Abade é o rosto visível de um grupo associados do Sporting que estão a preparar um série de debates entre conhecidos sócios. A iniciativa “Sporting com Rumo” terá sete sessões e decorre entre os dias 16 de junho e 8 de Julho com o objetivo de debater os temas fraturantes do Sporting.

Rogério Alves, António Pires de Lima, Miguel Relvas, Miguel Poiares Maduro e Jorge Coelho são algumas das presenças confirmadas.

"Não vão ser permitidos ataques pessoais"

Agostinho Abade sublinha que a iniciativa "não é contra ninguém". A ideia é encontrar caminhos "para que o Sporting possa, não só ultrapassar esta crise, como relançar-se como grande clube".

"Não vão ser permitidos ataques pessoais. O Sporting, infelizmente, vive muito dessas querelas entre os seus sócios, mas têm de se unir. O Sporting tem de pensar o que quer ser. Não se pode pensar só no amanhã e no dia seguinte", alerta o antigo dirigente, nestas declarações à Renascença.

Agostinho Abade defende uma alteração de estatutos para que o Sporting seja governável. Considera que nas últimas assembleias gerais não tem sido permitido o debate dos assuntos importantes. Esta iniciativa, destaca, não tem como objetivo qualquer processo eleitoral, mas criar um documento para que o Sporting saia da situação em que se encontra.

Iniciativa não visa encontrar candidato à presidência

“Não é em assembleias gerais com 400 ou 500 pessoas a gritar, impedindo outros de falar, que se discutem orçamentos, contas e outros assuntos mais importantes, nem tão pouco as alterações estatutárias que são necessárias. Há que repensar se queremos continuar a viver em batalha com egos e não com ideias, nós queremos ideias. Este projeto não se destina a nenhuma campanha eleitoral. Estamos no fim de uma pandemia que vai obrigar a um novo ajustamento em baixa dos orçamentos de todos os clubes tal com no Sporting, é uma altura crucial para calmamente se discutirem ideias de onde saia um documento com essas mesmas ideias”, aponta.

Nestas declarações a Bola Branca, Agostinho Abade falou de Bruno de Carvalho, mostrando-se convicto de que haverá mais agitação no Sporting com a possível tentativa de aproximação de Bruno de Carvalho depois de ter sido ilibado no ataque à Academia de Alcochete

“É provável que sim, é quase certo que sim, mas nós temos de viver com isso, mas não quero comentar pessoas, quero comentar ideias e projetos”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+