Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desconfinamento

Pré-escolar. Confederação de IPSS acredita numa “muito boa” adesão dos pais

01 jun, 2020 - 08:58 • Marta Grosso , Miguel Coelho (entrevista)

No dia em que o ensino pré-escolar volta a receber crianças, o padre Lino Maia diz na Renascença que são cada vez mais os pais a levar os filhos à creche, mas defende que os funcionários do pré-escolar também deviam ter sido testados à Covid-19.

A+ / A-

Há cada vez mais crianças nas creches e a perspetiva para o regresso ao jardim de infância e ensino pré-escolar é também muito boa. É o que diz o presidente da Confederação das Instituições Particulares de Solidariedade Social (CNIS).

“A ocupação tem sido crescente”, afirma Lino Maia. “Fizemos uma consulta a todas as instituições com creches com uma participação muito significativa e o que verificámos foi que, se no dia 18 não foram muitas as que abriram – muitas foi uma abertura mais simbólica – o número foi aumentando e neste momento, até sexta-feira, há uma média de 11 crianças por creche”, revela nesta segunda-feira, na Renascença.

Para esta segunda-feira, o presidente da CNIS prevê que o número de crianças nas creches aumente (“para as 18 ou mais”) e que a adesão ao pré-escolar também seja elevada.

“Não vai ser a 100%, mas estaremos muito perto”, afirma, confiante. “Praticamente todos os espaços estão em condições para abrir”, segundo “a sondagem feita [às instituições] por todo o país”.

Segundo o responsável, “nalguns casos, houve necessidade de algumas adaptações, porque houve instalações de infantários que foram necessárias para as creches”.

“Era conveniente” testar funcionários

Se nas creches, todos os funcionários foram testados à Covid-19 antes da reabertura, o mesmo não se passou no ensino pré-escolar. O padre Lino Maia lamenta a decisão do Governo.

“Era conveniente” que fossem testados. “Teria sido bom, para haver mais tranquilidade”, defendeu em entrevista ao programa As Três da Manhã.

Ainda assim, o presidente da CNIS está confiante de que tudo irá correr bem.

“Penso que os riscos existem, mas não serão significativos”, diz, defendendo que os trabalhadores têm e vão ter os cuidados necessários.

Além disso, “houve uma grande distribuição de equipamentos de proteção individual, que continua a haver, e há um muito bom acompanhamento dos dirigentes”, destaca.

Instituições abertas em agosto?

O padre Lino Maia mostra-se favorável à manutenção das creches e jardins de infância abertos durante as férias de verão.

“Há disponibilidade por parte das instituições para o fazer. Estas instituições estão ao serviço da comunidade e como este ano há ‘a estação da pandemia’, baralha muito os horários e as férias das pessoas, pelo que é necessária uma conciliação entre vida familiar e profissional”, sustenta.

“Vamos precisar de um sinal positivo da parte do Governo, mas há vontade da parte das instituições para que tudo possa decorrer dentro da possível nova normalidade”, reforça.

O ensino pré-escolar volta a receber crianças nesta segunda-feira, dia 1 de junho, que também marca o início da terceira fase de desconfinamento do país nesta época de pandemia criada pelo novo coronavírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+