Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aveiro prepara-se para receber Final da Taça de Portugal

13 mai, 2020 - 14:13 • José Pedro Pinto , João Fonseca

Ribau Esteves espera ainda resposta definitiva da FPF, bem como da Liga Portugal relativamente aos jogos da Primeira Liga. Município de Aveiro disponibilizou-se como solução em finais de março.

A+ / A-

O Estádio Municipal de Aveiro deverá ser o palco da final da Taça de Portugal, segundo apurou Bola Branca. O Estádio Nacional não tem condições para receber o jogo entre FC Porto e Benfica, mesmo sendo à porta fechada. É a primeira vez, desde 1983, que o Jamor não recebe a final da Taça.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) procura alternativas e, apesar do Estádio Algarve surgir como possibilidade, o Municipal de Aveiro, palco das últimas decisões da Supertaça, é a possibilidade mais forte.

E esse cenário, confirma o presidente da Câmara de Aveiro, é real. "A resposta de 'sim, vamos ponderar a vossa hipótese' existiu. A resposta de 'estamos a pensar que vai aí realizar-se o jogo A ou B da Primeira Liga ou a final da Taça de Portugal', até à data, ainda não", revela Ribau Esteves, em entrevista à Renascença.

Além da final da Taça, há também disponibilidade da autarquia para receber jogos das dez jornadas finais do campeonato, que será retomado a 4 de junho.

"No final de março e inícios de abril fizemos sentir à AF Aveiro e à FPF que o Estádio Municipal está ao dispor da FPF e da Liga para esta ajuda à gestão do final da época desportiva", diz o Ribau Esteves.

O autarca social-democrata recorda que o Municipal de Aveiro, um dos estádios do Euro 2004, "tem todas as condições para receber qualquer tipo de competição futebolística ao mais alto nível".

"Teríamos muito gosto em receber a final da Taça de Portugal, a Supertaça e alguns dos jogos da Liga. Estamos disponíveis e interessados", reforça.

Jamor "chumba" na avaliação da DGS

O Estádio Nacional, em Oeiras, não apresenta as condições necessárias e exigidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para receber jogos durante esta fase de contenção da pandemia de Covid-19. A notícia avançada pelo jornal "A Bola", foi confirmada por Bola Branca.

A decisão foi tomada após uma reunião entre a FPF e a DGS, onde terá ficado definido que só estádios de categoria 1 poderiam receber jogos. Trata-se de estádios que respondem a todos os requisitos da tabela de categorização definida no Regulamento de Competições da Liga.

Há estádios de categoria 1, 2 e 3. Os requisitos são de múltiplas naturezas, desde questões relacionados licenças, seguros, medidas do terreno de jogo, distância entre área técnica e bancadas, infraestruturas de apoio, iluminação, sinalização, lotação, vias de acesso, estacionamento, entre outros.

O Estádio Nacional é de categoria 2, o que invalida, desde logo, a sua utilização para o que resta jogar da temporada em Portugal. O Belenenses SAD, que utiliza o Jamor como "casa", irá disputar os seus jogos, na condição de visitado, no estádio da Cidade do Futebol. O mesmo acontecerá com o Santa Clara.

O Estádio Nacional pode ser utilizado para treinos, mas não cumpre os requisitos, nesta fase, para receber jogo, mesmo que os encontros sejam disputados à porta fechada. O Famalicão, entretanto, também já chegou a acordo com o Gil Vicente para utilizar o Estádio Cidade de Barcelos para realizar os jogos na condição de visitado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+