Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Rui Pedro Soares confirma mudança da Belenenses SAD "para o outro lado da rua"

13 mai, 2020 - 14:39 • Rui Viegas

Belenenses SAD troca Estádio Nacional pela Cidade do Futebol, no que falta jogar da Primeira Liga, e partilha a casa com o Santa Clara. Mas mais clubes poderão fazê-lo, admite o presidente dos azuis. Rui Pedro Soares afasta também as dúvidas dos jogadores quanto à retoma.

A+ / A-

O presidente da Belenenses SAD confirma, em entrevista a Bola Branca, a mudança para a Cidade do Futebol na reta final do campeonato.

O Estádio Nacional, que tem sido a casa da equipa nas últimas épocas, não reúne os requisitos necessários para responder às exigências do protoloco sanitário estabelecido pela Direção-Geral de Saúde (DGS), em conjunto com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga, para a retoma da competição, que acontecerá a 4 de junho.

Rui Pedro Soares explica a opção pelo "outro lado da rua", numa solicitação sua à qual os responsáveis federativos acederam.

"Mantemo-nos em Oeiras, muito perto do Jamor - que tem sido a nossa casa e gostamos muito de jogar no Jamor -, [mas] vamos para o outro lado da rua e esta mudança não nos vai trazer um impacto importante. A Cidade do Futebol tem 11 balneários, acessos independentes ao relvado, as pessoas não se cruzam. É do mais moderno que há no futebol nacional. O próprio Jamor também oferecia boas condições, mas a Cidade do Futebol oferece melhores. E temos de reduzir o número de estádios", começa por referir o dirigente.

Sem problemas com partilha da nova casa

A sede da FPF será também a casa do Santa Clara. Uma partilha que Rui Pedro Soares encara com naturalidade, tendo em consideração que o complexo oferece totais condições para que sejam respeitadas as regras definidas pela DGS.

"Sabíamos da vontade de o Santa Clara em jogar na Cidade do Futebol, uma vez que lhe é difícil jogar nos Açores nesta altura, e como tal solicitámos à Federação poder partilhar a Cidade do Futebol com o Santa Clara e a Federação acedeu", revela.

Caso não possa utilizar o Estádio do Bonfim, o Vitória de Setúbal também pondera solicitar autorização à FPF para jogar na Cidade do Futebol. Nesta entrevista à Renascença, Rui Pedro Soares admite que haja outras equipas a ponderar a mudança para o complexo.

Apesar de não poder receber jogos nesta fase de resposta à pandemia de Covid-19, o Estádio Nacional - que não será palco da final da Taça de Portugal - tem condições para a realização de treinos.

Nesse sentido, o presidente da Belenenses SAD confirma que a equipa continuará a trabalhar, durante a semana, no Jamor, intercalando com sessões na Cidade do Futebol, até "porque a relva será diferente e temos de nos adaptar a isso".

Plantel azul sem mais casos positivos

Recentemente, alguns jogadores de FC Porto e Sporting torceram o nariz ao código de conduta, a ser interpretado pelos futebolistas, que se inclui no parecer técnico da DGS, visando o reatamento da Primeira Liga.

O presidente da Belenenses SAD discorda das dúvidas, garantindo que acredita nas medidas que estão a ser tomadas.

"Tudo está a ser feito para minimizar o risco. [Os futebolistas] São jovens e não fazem parte do grupo de risco. Do ponto de vista médico, são das classes profissionais mais acompanhadas. No Belenenses, todos os atletas manifestaram vontade de treinar e jogar", assegura, mesmo após os azuis terem registado um contágio por Covid-19 na sua equipa de sub-23 [Sphephlo Sithole].

Com os testes já efetuados, e a efetuar ainda, Rui Pedro Soares mostra-se tranquilo.

"Foi detetado um caso num atleta dos sub-23, contagiado fora do contexto de treino - os treinos já não se realizavam há quase dois meses. Ao fim da primeira semana de treinos repetimos o teste e não temos [neste momento] nenhum caso positivo. Em breve vamos repetir, outra vez [os testes], e seremos transparentes. Os resultados obtidos serão comunicados", finaliza o dirigente.

O parecer técnico da DGS prevê que todos os atletas, técnicos e árbitros realizem, antes do início das competições, dois testes de Covid-19 separados por 14 dias.

Após este período de 14 dias, todos atletas, equipas técnicas e árbitros com dois testes laboratoriais negativos que estejam clinicamente aptos, após avaliação pelo departamento médicos dos clubes, podem iniciar treinos coletivos e participar nas competições oficiais.

Durante as competições devem ser realizados, para todos os jogos, dois testes laboratoriais para SARS-CoV-2 por semana: um 48 horas antes do jogo e outro o mais próximo possível da hora do jogo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+