Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DGS defende condições para retoma da Liga. "Todos têm responsabilidade"

11 mai, 2020 - 13:34 • Inês Braga Sampaio

Graça Freitas garante que o Código de Conduta não imputa responsabilidade pelo risco aos jogadores e recusa fazer "futurologia". O secretário de Estado da Saúde acrescenta que "os níveis de responsabilidade estão muito bem definidos".

A+ / A-

A diretora-geral da Saúde e o secretário de Estado da Saúde defenderam, esta segunda-feira, o Código de Conduta criado em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), para a retoma da I Liga de futebol.

Os jogadores queixam-se de que a responsabilidade pelo risco está a ser-lhes imputada, contudo, Graça Freitas sublinhou que todos terão de fazer a sua parte.

"Esta coordenação com a FPF é exatamente para minimizar a ocorrência de casos positivos. O Código de Conduta vai permitir que toda a comunidade envolvida nestes jogos minimize o risco de vir a ter um teste positivo. Isto faz-se com medidas de maior isolamento social possível, que foi o que nos aconteceu durante os 45 dias que estivemos ao abrigo do isolamento. Aqui aplica-se a mesma coisa: é o princípio da precaução, fazer tudo para que não tenhamos, sequer, de chegar ao ponto de correr um risco concreto e, em função disso, propor medidas. Em qualquer contexto em que o risco não é zero, todos os atores têm responsabilidade", sublinhou a diretora-geral da Saúde, em conferência de imprensa.

Posição sustentada pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, que salientou que "esta retoma de atividade tem de ser muito baseada na testagem, no isolamento, na proteção e no tratamento":

"Esse é, garantidamente, o trabalho da saúde. À Federação, cabe fazer o seu trabalho, que é operacionalizar, de acordo com as diretrizes e orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Foi feito um trabalho muito próximo e muito profícuo entre a FPF e a DGS. Ontem [domingo] mesmo finalizámos um parecer técnico onde estão plasmadas as nossas principais preocupações e as nossas diretrizes, relativamente a esta matéria. Os níveis de responsabilidade estão muito bem definidos. Obviamente, se cada uma das partes fizer bem o seu trabalho, a retoma será bem-sucedida."

Como fazer uma cirurgia


Graça Freitas lembrou, de resto, que o Código de Conduta foi "aceite por todas as partes envolvidas" e deu um exemplo, para provar que não está a imputar maior responsabilidade aos jogadores.

"Quando vamos fazer uma cirurgia, temos de assinar consentimento informado. Estamos a ser informados de todos os riscos que decorrem da curirgia e, quando damos o nosso consentimento, não estamos a desresponsabilizar todos os outros intervenientes no processo", sublinhou.

Quanto a uma projeção do número de casos simultâneos que poderá levar as autoridades de saúde a reavaliar a retoma do futebol, a diretora-geral da Saúde salientou que prefere não fazer "futurologia".

Importa referir que há já vários jogadores de clubes da I Liga infetados: cinco do Famalicão, três do Vitória de Guimarães, um do Moreirense e um do Benfica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 11 mai, 2020 18:35
    Senhora Directora Geral da Saúde, a ser verdade o que é dito em cima " quando vamos para uma cirurgia, assinamos consentimento ", permita-me que diga o seguinte: já estive nos DOIS LADOS, doente intervencionado cirurgicamente e dirigente desportivo, futebol, e também em tempos de jovem como jogador. Não sou nem quero dar lições de nada seja a quem for, mas comparar uma SITUAÇÃO a OUTRA, acho que não DEVE ser correto. Quando vou para uma SALA DE OPERAÇÕES sei que TODOS os Intervenientes estão correctamente preparados " EQUIPADOS " para a cirurgia. Ao ser CONVIDADO a assinar o termo de responsabilidade, sempre o fiz de olhos fechados, pois se algo corresse mal, paciência. Mas conhecendo o mundo de BALNEÁRIOS e o desenrolar do JOGO, não, aí não ASSINAVA fosse o que fosse. São dois CASOS totalmente diferentes. Não é hoje que digo isto. Já aqui há uns tempos neste espaço RR fui CONTRÁRIO ao que era dito por um Senhor Treinador de Futebol. Como é bom de ver, todo o Atleta transpira, há contacto DIRECTO entre Atletas e mais PERIGOSO quanto a mim são as BISGAS " escarro/saliva ". Ninguém pode dizer que o Atleta ao longo do jogo não limpe o SUOR, o NARIZ e não só. Dir-me-ao, os Atletas usarão MÁSCARA. Também aqui é quanto a mim uma ILUSÃO, pois se em estado normal o CIDADÃO está sempre a mexer na máscara, como ter a CERTEZA que o comportamento do Atleta vai ser EXEMPLAR? Se já há COVID-19 em Clubes, não queiram que sejam os JOGADORES a assumir a IRRESPONSABILIDADE de ALGUNS. Isso NÃO.

Destaques V+