Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​DGS admite reavaliar regresso do futebol se houver muitos casos positivos nos clubes

10 mai, 2020 - 14:31 • Cristina Nascimento

Jogos da Primeira Liga devem voltar à porta fechada, no fim do mês de maio. Ministra da Saúde garante que intenção do Governo mantém-se.

A+ / A-

Veja também:


Um número muito elevado de testes positivos aos jogadores da Primeira Liga pode levar a uma reavaliação da retoma dos jogos no fim deste mês. O cenário foi admitido pela diretora-Geral da Saúde, na conferência de imprensa deste domingo, depois de questionada sobre os três jogadores do Vitória de Guimarães que foram diagnosticados com Covid-19.

“Se os testes que se preconizam que sejam feitos às equipas derem um número elevado de pessoas positivas, terá que ser equacionada pelas autoridades de saúde, de nível local, regional e nacional, é assim que está previsto, a avaliação do risco concreto daquela situação”, disse Graça Freitas.

A diretora-Geral da Saúde disse ainda que “perante uma situação concreta, ter-se-á que definir regras. Vamos aguardar”, rematou.

Sobre o mesmo assunto, a ministra da Saúde garante que se mantém "a intenção do governo em permitir o reinício" da competição desportiva e referiu que estão também a olhar para o que está a ser feito nesta área noutros países.

“Neste momento começamos a ter já um conjunto de outros países com os quais também podemos já aprender lições, na medida em que, por exemplo, a própria Alemanha já vai retomar a Bundesliga no próximo dia 16. Estamos a aperfeiçoar o nosso pensamento, também aprendendo com os outros ", afirmou.

O boletim diário da Direção-Geral de Saúde mostra que Portugal regista 1.135 mortos (mais nove mortos em 24 horas) e 27.581 infetados (mais 175) pelo novo coronavírus.

A região do Centro e o Alentejo não reportaram casos novos nas últimas 24 horas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+