Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Ministro dos Negócios Estrangeiros critica Trump. "Não é tempo de enfraquecer a OMS"

15 abr, 2020 - 12:11 • Redação com Lusa

Presidente dos Estados Unidos decidiu suspender o financiamento às operações da Organização Mundial da Saúde.

A+ / A-

Veja também:


O ministro dos Negócios Estrangeiros português reprova a decisão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suspender o financiamento às operações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"A luta contra a pandemia Covid-19 exige o trabalho de todos e o reforço das organizações multilaterais. Não é tempo de enfraquecer a Organização Mundial de Saúde, mas sim de apoiá-la", escreveu Augusto Santos Silva, no Twitter, esta quarta-feira.

Trump anunciou, na terça-feira, que iria suspender a contribuição dos EUA para a OMS, justificando a decisão com a "má gestão" da pandemia do novo coronavírus e pela "ocultação da sua disseminação", além de falta de escrutínio à informação fornecida pela China.

Os EUA contribuem com "400 a 500" milhões de dólares (entre 364 e 455 milhões de euros), por ano, para a OMS. Número bastante maior que os cerca de 40 milhões de dólares (mais de 36 milhões de euros), "ou ainda menos", que Trump disse ser a contribuição da China.

A decisão de Donald Trump também já foi criticada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, para quem este "não é o momento de reduzir o financiamento das operações" da OMS, "ou de qualquer outra instituição humanitária que combata" a Covid-19.

A pandemia do novo coronavírus, responsável pela Covid-19, já infetou 1.996.681 pessoas em todo o mundo (18.091 em Portugal) e fez 127.590 vítimas mortais (599).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sonia
    15 abr, 2020 Afife 20:18
    Obrigado pela sua atenção .devemos estar todos unidos nao ha tempo para brigas
  • ze rato
    15 abr, 2020 povoa santo adriao 12:37
    são os anigos AMARICANOS inimigos são os chineses que não são capazes de ajudar os outros a UE agora até vai desviar umas verbas para auxiliar os amigos americanos para fabricar bombas

Destaques V+