Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Censura? Ministra garante que não há boletins proibidos sobre números de coronavírus

11 abr, 2020 - 14:04 • Filipe d'Avillez

Publicação de boletins locais pode dar origem a análises fragmentadas, justifica Marta Temido. Ministério pede centralização de dados.

A+ / A-

Veja também:


Durante a conferência de imprensa deste sábado, a ministra da Saúde explicou que não existe qualquer proibição de divulgação de estatísticas regionais sobre a Covid-19. Marta Temido acrescentou, contudo, que o Ministério tem pedido que cada região se foque em centralizar os dados, para que sejam mais fidedignos.

É importante ainda que cada região o faça respeitando as horas indicadas, para que não haja discrepâncias e que haja o cuidado de respeitar o segredo estatístico, o que nalguns casos de locais mais pequenos pode ser difícil, sublinhou ainda.

Segundo a ministra, há “um apelo claro a todas as entidades que integram o Ministério da Saúde, em especial as autoridades locais e regionais, para que se concentrem no envio de informação atempada e consistente” para a DGS, avisando que “boletins parcelares podem ser causadores de análises fragmentadas”.

“Temos de ter a noção de que algum tipo de informação só pode ser coligido por autoridades oficiais, como tal, a DGS está neste momento a trabalhar numa metodologia que permita que as suas entidades locais e regionais possam também aferir aquilo que são os seus próprios reportes informativos pelos mesmos períodos de tempo", explicou ainda.

Marta Temido disse que não há razão para as entidades locais deixarem de enviar informação para outras com as quais se costumam articular – como, por exemplo as autarquias – mas pediu que o façam apenas com dados enviados pela DGS, procurando esclarecer eventuais discrepâncias junto da mesma.

Ainda na conferência de imprensa deste sábado, a DGS informou que Portugal parece ter entrado numa fase de planalto, tendo-se registado 35 mortos entre as 12h00 de sexta-feira e a mesma hora de sábado, mas a ministra alertou que estes dados devem ser encarados com cautela.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+