Emissão Renascença | Ouvir Online
Fernando Medina-João Taborda da Gama
O presidente da Câmara de Lisboa e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver na capital olham para os principais temas da atualidade.
A+ / A-
Arquivo
Fernando Medina e João Taborda da Gama - Coronavírus em Portugal - 03/03/2020

J. Taborda da Gama

Coronavírus em Portugal. “Comunicação está melhor, mas ainda deve melhorar”

03 mar, 2020 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentadores da Renascença debatem a situação portuguesa, após confirmação dos primeiros casos de coronavírus (Covi-19) em território nacional.

Veja também:


O comentador da Renascença João Taborda da Gama considera que a comunicação oficial sobre o surto de coronavírus já “está melhor”, mas “ainda deve melhorar”.

“O Governo tem tido uma reação minimamente ponderada, embora eu sinta, como cidadão, que há alguma informação que não é muito concreta”, diz ainda o professor universitário.

Na sua opinião são necessárias respostas mais específicas e não respostas generalistas que indicam a necessidade de análise caso a caso.

Os comentadores da Renascença debatem a situação de Portugal, após confirmação dos primeiros casos de coronavírus em território nacional.

Já o socialista Fernando Medina garante que Portugal, em geral, e Lisboa concretamente já se ressente dos efeitos do surto, com os cancelamentos de eventos e viagens.

“Esperemos que seja uma crise contida num tempo”, diz Medina, acrescentando que já se nota um “forte abrandamento a todo o sistema de circulação de viagens”.

Em Portugal há dois casos confirmados de coronavírus, ambos em estado considerado estável. A nível mundial, desde o início do surto registaram-se mais 90 mil casos, dos quais quase 50 mil recuperaram e mais de 3.100 morreram.

A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.