Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Coronavírus chega a Portugal. Dois casos positivos no Porto

02 mar, 2020 - 09:57 • Cristina Nascimento

Trata-se dois homens que tiveram resultado positivo ao Covid-19. Um esteve no norte de Itália, outro em Valência (Espanha). Ambos estão em estado considerado estável.

A+ / A-

Portugal regista os primeiros casos positivos de coronavírus em território nacional. A informação já foi confirmada pela ministra da Saúde.

Trata-se de dois homens, ambos estão em estado considerado estável, de acordo com as informações prestadas pela ministra Marta Temido.

Um dos casos confirmados é um homem de 60 anos, médico, que esteve em Itália a gozar um período de férias. Está internado no Hospital de Santo António, no Porto. Foi internado no domingo e apresenta sintomas desde sábado.

O outro caso é um homem de 33 anos que esteve em Valência, Espanha, e está internado no Hospital de São João, também no Porto. Foi também internado no domingo, mas apresenta sintomas desde 26 de fevereiro.

O caso do homem de 33 anos ainda carecia de contra-análise, mas foi entretanto confirmado como positivo, avança o jornal "Público". A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apela "à confiança nas autoridades de saúde". "Estamos atentos", garante, acrescentado que "o risco é analisado todos os dias".

Na mesma linha, a ministra Marta Temido explica que este surto é para ser encarado com "preocupação e cuidado, mas sem alarme".

A Direção-geral da Saúde recomenda, como principal medida de prevenção, a frequente lavagem de mãos.

A propósito da nova realidade de saúde, de acordo com um despacho da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, que será publicado esta segunda-feira em Diário da República, os serviços da administração pública devem elaborar planos de contingência de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), adaptando-as à situação concreta de cada serviço. os funcionários públicos que fiquem em quarentena não perdem nos salários, adianta o documento.

Na conferência de imprensa onde foram dados pormenores sobre estes dois primeiros casos positivos de Covid-19 em Portugal, a ministra da Saúde anunciou ainda que os voos vindos de Itália vão ser sujeitos a uma maior rastreabilidade.

Os Açores registaram no domingo o segundo caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19), um homem de 24 anos que esteve em Itália, revelou o Governo Regional. O paciente apresenta uma situação clínica "estável" e foi transportado para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Este foi o segundo caso de suspeita de infeção pelo novo coronavírus nos Açores. O primeiro foi registado na quinta-feira e tratava-se de um homem de 31 anos que esteve na cidade italiana de Milão, acabando o resultado das análises por ser negativo.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de três mil mortos e infetou mais de 89 mil pessoas, de acordo com dados reportados por 60 países. Das pessoas infetadas, mais de 41 mil recuperaram.

Além dos mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.

[Atualizado às 15h56]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 02 mar, 2020 11:10
    Porque e que nao metem um jornalista " em cada esquina assim tem sempre noticias fresquinhas!
  • Anon
    02 mar, 2020 Portugal 10:52
    Há quanto tempo estão estas 2 pessoas cá em Portugal? É importante saber isto dado que quanto mais dias, maior foi a exposição da comunidade portuguesa a estes 2 casos confirmados.

Destaques V+