Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Síria

Trump e Erdogan concordam que é preciso evitar uma "tragédia humanitária" em Idlib

28 fev, 2020 - 17:33 • Filipe d'Avillez

O Presidente da Turquia tem apostado em intervir para evitar que o regime sírio recupere a última bolsa de território que ainda está nas mãos de rebeldes. António Guterres pede tréguas, antes que a situação fique totalmente descontrolada.

A+ / A-

Donald Trump e o Presidente Erdogan, da Turquia, conversaram esta sexta-feira ao telefone e concordaram que é preciso tomar medidas para evitar uma tragédia humanitária em Idlib, no noroeste da Síria.

A região é a última bolsa de território ainda em mãos de rebeldes que travam uma guerra civil contra o regime desde 2011. Ao longo dos últimos anos, vários grupos rebeldes foram sendo relocalizados para Idlib, em acordos mediados pela Turquia, que tem apoiado e financiado os combatentes, muitos dos quais são de inspiração jihadista.

Decorre atualmente uma ofensiva por parte das forças sírias, com o apoio de militares russos, para recuperar Idlib, que tem causado uma crise humanitária na região, causando muitas vítimas civis e levando centenas de milhares de pessoas a fugir para a Turquia.

Erdogan tem insistido em apoiar os rebeldes e enviou mesmo as suas próprias forças para Idlib, prometendo retaliar se as forças leais a Assad continuarem a sua ofensiva. Até agora não tem sido possível chegar a um consenso para travar as hostilidades e na quinta-feira 33 soldados turcos morreram num ataque sírio, o que levou Erdogan a abrir as fronteiras para deixar passar migrantes e refugiados para a União Europeia.

Dado o êxodo de civis que a nova ofensiva do regime sírio está a provocar, a Turquia anunciou entretanto a sua intenção de deixar de impedir a entrada de migrantes no território da União Europeia.

Com chegada iminente de milhares de refugiados sírios, Turquia diz que vai abrir fronteira com a UE
Com chegada iminente de milhares de refugiados sírios, Turquia diz que vai abrir fronteira com a UE

Ao início desta madrugada, milhares de migrantes aguardavam na fronteira para poderem entrar no espaço europeu. Face à situação, a Grécia e a Bulgária anunciaram o reforço do controlo fronteiriço.

António Guterres, secretário-geral da ONU, fez esta sexta-feira um pedido para que se chegue a uma trégua em Idlib "antes que a situação fique totalmente descontrolada".

Descrevendo a atual crise como "um dos momentos mais alarmantes da guerra", Guterres disse que "em todos os meus contactos com os envolvidos tenho repetido uma simples mensagem: afastem-se do precipício de maior escalada".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+