Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicatos insatisfeitos com propostas feitas em concertação social

09 dez, 2019 - 15:34 • Ana Carrilho , Filipe d'Avillez

António Saraiva, da CIP, diz que é um sinal positivo que o Governo tenha aceite várias das suas propostas para melhorar a competitividade das empresas.

A+ / A-

Os sindicatos estão insatisfeitos com o rumo das negociações e propostas apresentadas esta segunda-feira em sede de concertação social.

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, fala mesmo numa subversão das negociações.

Os ministros Pedro Siza Vieira e Ana Mendes Godinho não entregaram qualquer documento mas deixaram o caminho aberto para o Orçamento de Estado de 2020 contemplar medidas que respondem às reivindicações patronais.

Para o líder da CGTP, há aqui qualquer coisa errada porque em vez de se discutirem salários, discutem benefícios para as empresas.

“É novo avançarmos para a discussão de um acordo e ainda não há sequer compromisso de assinatura, mas já a garantia aos patrões de um orçamento que os vai financiar em larga medida no que respeita às medidas que estão anunciadas; de em vez de se estarem a discutir salários estarmos a discutir políticas públicas; e em vez de serem os patrões a aumentar salários ser o orçamento do Estado, com o dinheiros dos portugueses todos, trabalhadores e reformados, a financiar as empresas para, eventualmente, mais à frente se disponibilizarem para discutir e negociar salários.”

“Há aqui qualquer coisa que não está bem, isto tem de mudar”, diz Arménio Carlos.

Patrões satisfeitos com sinais do Governo

Do lado dos patrões, o presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal não se podia mostrar mais satisfeito. António Saraiva considera que o Governo deu um sinal muito positivo ao ter em conta várias propostas da confederação empresarial, a nível fiscal, que vão ser contempladas no Orçamento de 2020. Por exemplo, uma nova taxa para os lucros retidos e reinvestidos, tributações autónomas e redução do IRC para as pequenas e médias empresas (PMEs).

“Vejo como positiva a posição do Governo de ter absorvido um conjunto de proposta da CIP e como este acordo é para quatro anos teremos de o fatiar. Não vamos conseguir obter tudo em 2020, mas vamos obter já algumas das matérias que visam melhorar a competitividade da nossa economia.”

António Saraiva frisa mesmo que “Roma e Pavia não se fizeram num dia” e diz que “Orçamento após Orçamento, o Governo vai responder aos pedidos patronais para aumentar a competitividade das empresas”.

Quem não se mostrou tão animado foi o presidente da CCP. João Vieira Lopes, para já só vê um conjunto de “boas intenções vagas e genéricas”. A Confederação do Comércio fica à espera do documento que o Executivo vai enviar aos parceiros nos próximos dias, mas Vieira Lopes já avisou que mesmo depois da entrega do Orçamento no Parlamento, a CCP vai falar com os diferentes grupos parlamentares.

“Algumas intenções que consideramos positivas, mas na sua maioria muito vagas e genéricas. Dissemos ao Governo que achávamos que era uma posição muito tímida e o Governo ficou de nos enviar alguma coisa até ao Orçamento do Estado. De qualquer forma, mesmo depois disso tentaremos junto dos grupos parlamentares introduzir algumas alterações.”

Ou há mudanças ou a CGTP não assina

Quanto à UGT, depois do entusiasmo inicial mostrado há pouco mais de uma semana, Carlos Silva avisou que, ou há mudanças ou a UGT não assina qualquer. “Ou há efetivamente uma alteração de paradigma no nosso país e na nossa economia, ou então não vale a pena discutir acordos. Porque se houver acordos que só incidam sobre a competitividade e não melhorem os salários a UGT não está disponível para subscrever qualquer acordo com base nesta premissa.”

O Secretário-geral da UGT desafiou o Executivo a apresentar uma proposta mais equilibrada entre o que dá ás empresas e aos trabalhadores. “Não empurre com a barriga para a frente dizendo que vai haver uma melhoria substancial no IRS em 2022. Estamos a discutir um acordo que é de médio prazo, mas é para 2020. Então as empresas merecem já compensações e incentivos para 2020, mas os trabalhadores esperarão até 2022? Não me parece justo. É necessário equilíbrio entre questões de competitividade e o acompanhamento dos salários”.

O Governo entrega a proposta de Orçamento na Assembleia da República no dia 16, mas antes deverá informar os parceiros sociais sobre as medidas que vai incluir no documento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+