Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paris

Notre Dame. General e arquiteto em rota de colisão por causa do restauro do pináculo

14 nov, 2019 - 15:50 • Redação

“Quanto ao arquiteto principal, eu já expliquei que ele se deve calar”, disse Jean Louis Georgelin, o general que chefia uma missão de representação especial do Governo que acompanha a reconstrução do monumento.

A+ / A-

A polémica sobre o novo pináculo da catedral de Notre Dame, em Paris, continua e a discussão subiu de tom na quarta-feira, com o general do Exército francês Jean Louis Georgelin, que chefia uma missão de representação especial do Governo que acompanha a reconstrução do monumento, a exigir que o arquiteto principal da obra, Philippe Villeneuve, “se cale”.

“Quanto ao arquiteto principal, eu já expliquei que ele se deve calar”, disse Jean Louis Georgelin, em declarações à agência de notícias francesa AFP.

O general e o arquiteto estão em desacordo sobre se o novo estilo arquitetónico do pináculo deve ser moderno ou medieval. Georgelin, numa linha já assumida pelo próprio Presidente francês, Emmanuel Macron, considera que o pináculo deve assumir agora uma forma “contemporânea”. Já Philippe Villeneuve é defensor de uma réplica do pináculo antigo.

A polémica não é de agora. Em maio, um mês depois de um grande incêndios ter destruído uma boa parte da famosa catedral, arquitetos de todo o mundo apresentaram propostas para a reconstrução do pináculo da torre central, em resposta a um repto de Macron.
Catedral de Notre Dame. O momento em que o pináculo da torre central ruiu
Catedral de Notre Dame. O momento em que o pináculo da torre central ruiu

No mês passado, Villeneuve demonstrou uma atitude de rutura em relação à reconstrução do pináculo, dizendo ao canal televisivo alemão RTL que “ou restauro o pináculo de forma idêntica ou eles constroem-no de modo contemporâneo, e será outra pessoa”.

Mais recentemente, na quarta-feira, o general Georgelin garantiu, no final da reunião do Comité dos Assuntos Culturais da Assembleia Nacional que a decisão última sobre o pináculo será resolvida em 2021 e acrescentou que todos os envolvidos devem “prosseguir com sabedoria para que possam serenamente fazer a melhor escolha para a catedral Notre Dame, para Paris, para o mundo”.

Em abril, o Presidente francês definiu um prazo de cinco anos para completar a restauração da catedral, mas alguns especialistas já vieram dizer que se trata de um prazo muito ambicioso.

O incêndio que afetou a catedral Notre Dame chocou o mundo. Passadas 24 horas da tragédia, várias pessoas já tinham doado cerca de 600 milhões de euros para ajudar na reconstrução do edifício histórico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+