Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conselho Europeu dá "luz verde" ao novo acordo de Brexit

17 out, 2019 - 17:26 • Redação

Documento vai a votos no Parlamento britânico no próximo sábado, mas aprovação não está garantida.

A+ / A-
"Estou contente com o acordo, mas trite com o Brexit"
"Estou contente com o acordo, mas trite com o Brexit"

O Conselho Europeu aprovou, esta quinta-feira, com unanimidade o novo acordo de Brexit fechado esta manhã entre o ainda presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

A "luz verde" dos líderes dos Estados-membros dita o envio formal do acordo para ratificação na Câmara dos Comuns, que irá reunir-se numa sessão extraordinária no próximo sábado para tentar aprovar o acordo, depois de o anterior, negociado por Theresa May, ter sido chumbado por três vezes.

No Twitter, o gabinete de Donald Tusk, líder do Conselho Europeu, informou que os líderes deram o seu aval ao acordo de princípio sobre a retirada do Reino Unido da União Europeia, atualmente marcada para 31 de outubro, dentro de duas semanas.

Pouco depois, Donald Tusk declarou que "a bola está agora do lado do Reino Unido". Referindo que, com esta aprovação, "estamos cada vez mais perto da meta", o presidente do Conselho Europeu ressaltou: "Não tenho ideia de qual será o resultado do debate de sábado na Câmara dos Comuns."

Na reunião desta tarde, os líderes europeus pediram às instituições da UE que garantam que o acordo pode ser aplicado a partir de 1 de novembro, mas sublinharam que querem manter "a melhor parceria possível com o Reino Unido no futuro".

Para já, ainda não é certo se o Parlamento britânico vai aprovar este novo acordo. Os Unionistas da Irlanda do Norte (DUP), que integram a coligação de Governo do Partido Conservador liderado por Boris Johnson, já garantiram que vão chumbar o documento. Os restantes partidos ainda não se manifestaram num sentido ou noutro.

À saída da reunião em Bruxelas, Boris Johnson disse estar "muito confiante" de que os legisladores vão aprovar o acordo.

Recorde a história do Reino Unido na União Europeia:

Reino Unido e União Europeia. 46 anos de uma relação complicada
Reino Unido e União Europeia. 46 anos de uma relação complicada
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+