A+ / A-

Notícia Renascença

Histórico ​Luís Marques Guedes fora das listas de deputados do PSD

26 jul, 2019 - 19:58 • Paula Caeiro Varela

Ex-ministro de Passos Coelho e deputado desde 1995 estava na lista por Lisboa, a direção nacional do PSD mudou de ideias, mas Marques Guedes recusou ir por Leiria, no segundo lugar.

A+ / A-

Veja também:


O PSD deixa Luís Marques Guedes de fora da lista de candidatos a deputados. O histórico social-democrata recusou a troca que a direção nacional tentou fazer nas listas.

O ex-ministro de Pedro Passos Coelho, ex-vice-presidente do PSD e ex-secretário-geral (com Manuela Ferreira Leite) estava inicialmente na lista por Lisboa, em quinto lugar, mas a direção de Rui Rio tentou que aceitasse ser candidato em Leiria, atrás da líder da Juventude Social Democrata, Margarida Balseiro Lopes, que é cabeça de lista naquele distrito.

Marques Guedes não aceitou, e ficará assim fora do Parlamento, onde entrou pela primeira vez em 1995, logo depois de ter saído do último governo de Aníbal Cavaco Silva, onde desempenhou o cargo de secretário de Estado adjunto.

Segundo fontes do PSD, a alteração à lista de Lisboa, que tinha ficado fechada ontem, prende-se com o facto de a direção nacional do PSD ter precisado de acomodar em lugar elegível Duarte Pacheco, também deputado e secretário da mesa da Assembleia da República há várias legislaturas.

A lista de Lisboa também deixa de fora Miguel Pinto Luz, mas por decisão expressa da direção de Rui Rio, que ignorou a indicação do vice-presidente da Câmara de Cascais, apontado como candidato à sucessão de Rui Rio no partido social democrata.

A lista fechada para o círculo eleitoral de Lisboa, de acordo com fontes da Renascença, é a seguinte: Filipa Roseta, José Silvano (secretário-geral), Pedro Pinto, Isabel Meireles, Duarte Pacheco, Joaquim Miranda Sarmento, Sandra Pereira, Ricardo Baptista Leite, Pedro Rodrigues, Lina Lopes e Carlos Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Felipe Azyral
    28 jul, 2019 11:36
    A maioria dos 135 membros do Conselho Nacional devem em em consciência e de braço no ar votar contra as listas de candidatos apresentadas pela Direcção do PSD...!!!

Destaques V+