Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP propõe acordo com o PS

06 nov, 2015 - 17:03

Depois de chegar a acordo com o Bloco, o PS recebe uma proposta do PCP tendo em vista a viabilização de um governo socialista.

A+ / A-

O PCP anunciou esta sexta-feira que enviou ao PS uma "posição conjunta" que permitirá viabilizar um governo socialista.

Em comunicado, o Partido Comunista informa que enviou esta sexta-feira à tarde "o texto de 'Posição conjunta do PS e do PCP sobre solução política', no seguimento da reunião realizada na última quarta-feira".

O texto "permite afirmar que estão reunidas as condições para pôr fim ao Governo PSD/CDS-PP, assegurar um governo da iniciativa do PS, num quadro em que está garantida uma composição da Assembleia da República para a formação de um governo do PS, a apresentação do programa, a sua entrada em funções e para a adopção de uma política que assegure uma solução duradoura".

A data da divulgação pública da "posição conjunta" não é revelada no comunicado do gabinete de imprensa do PCP.

O PCP já tinha convocado os membros do seu Comité Central para uma reunião no domingo para analisar um eventual entendimento com o PS para uma alternativa governativa.

O secretário-geral do PS, António Costa, deslocou-se quarta-feira à noite à sede nacional comunista, em Lisboa, para um novo esforço de conciliação com o homólogo do PCP, Jerónimo de Sousa, antes das reuniões dos órgãos socialistas, marcadas para o fim-de-semana.

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, anunciou esta sexta-feira a conclusão das negociações com o PS, considerando que estão criadas as condições para um acordo à esquerda.

O Bloco remeteu a divulgação de pormenores sobre o acordo com os socialistas para depois da aprovação da decisão por parte dos outros partidos ainda em conversações.

Contactada pela Lusa, o PS remeteu esclarecimentos para a entrevista que o líder socialista dá esta sexta-feira à SIC.


O COMUNICADO DO PCP NA ÍNTEGRA (descarregue o PDF):

"O PCP salienta a importância de não permitir a continuação em funções do Governo PSD/CDS e reafirma o seu propósito de apresentação de uma moção de rejeição do Programa do Governo que será votada na próxima terça-feira na Assembleia da República. Como temos afirmado, PSD e CDS não estão em condições de, por si só, prosseguirem o rasto de destruição e declínio que a sua política constituiu.

O PCP enviou ao PS esta tarde o texto de “Posição conjunta do PS e do PCP sobre solução política”, no seguimento da reunião realizada na última quarta-feira, que permite afirmar que estão reunidas as condições para pôr fim ao Governo PSD/CDS-PP, assegurar um governo da iniciativa do PS, num quadro em que está garantida uma composição da Assembleia da República para a formação de um governo do PS, a apresentação do programa, a sua entrada em funções e para a adopção de uma política que assegure uma solução duradoura.

No sentido do anúncio formal daquela Posição Conjunta o PCP propôs ao PS uma data para a sua divulgação pública.

O Gabinete de Imprensa do PCP informa ainda que no próximo domingo dia 8 de Novembro se realizará uma reunião do Comité Central do PCP."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    07 nov, 2015 Porto 23:20
    Vale tudo para derrubar um governo que tem destruido direitos dos cidadãos. Todas as leis feitas pela direita são dirigidas à destruição de direitos laborais, congelamento de salários, precariedade laborais e sobretudo, fazer com que os cidadãos sejam humilhados por patrões apoiados pelo governo de direita que só vêem o domínio sobre os mais fracos. Outras situações, tais como a venda a retalho do país e da sua economia aos privados.
  • jj
    07 nov, 2015 Mitandela 19:21
    Espero que se entendam! E deem uma lição de Democracia aos que só sabem prejuricar.
  • jj
    07 nov, 2015 Mitandela 19:20
    Espero que se entendam! E deem uma lição de Democracia aos que só sabem prejuricar.
  • Manuel Mestre
    07 nov, 2015 Lisboa 18:00
    Após 40 anos de governos os e psd sem resultados de qualquer das partes, vamos tentar mais uma alternativa à primeira a ver se dará algum resultado. Pena que o partido comunista não sela um partido mais aberto . Estou muito curioso para ver o que faz a múmia do nosso dito presidente Mmestre
  • paulo
    07 nov, 2015 brasil 15:28
    sem comentários, no futuro eleições não vale a pena fazer........
  • Petervlg
    07 nov, 2015 Valongo 10:41
    Se bem lembro na ultima festa do avante este Sr Jeronimo disse que o PS era igual ao PSD. Ainda bem que tem palavra, hi, hi, hi....
  • paulo oliveira
    07 nov, 2015 aveiro 01:38
    Ola bom dia sou so mais um menbro da sociadade portuguesa e estou a trabalhar na Holanda mas a pagar todos os meus inpostos no meu pais ,ainda mantanho a minha situacao desta forma por manter a esperanca de um dia poder voltar a trabalhar no meu pais com um salario e emprego estavel. Mas neste momento como muitos nao vejo qualque luz ao fim do tunel. Se agora forem para o governo estes gostava de ver a justica ser feita e acavasem de uma vez com as pencoes milionarias que continuao a roubar ao povo,isso sim seria um bom sinal de boas politicas para o nosso pais. Tenho um filho e gostava de poder estar com ele todos os dias,mas nao estou trabalho fora para poder pagar lhe uma boa educacao e um dia talvez ele possa ter uma boa vida no pais dele PORTUGAL. Obrigado pela atencao
  • Sofia Centeno
    07 nov, 2015 Almada 00:58
    Estou feliz, pois agora já não vou passar mais fome.
  • Curioso!
    07 nov, 2015 Lisboa 00:08
    Atenção às sondagens mais recentes: o PCP é o único partido que está a descer. Parece que o Jornalista Luís Osório tem razão quando escreve que o PCP não tem interesse em assinar este acordo. Parece que o eleitorado do PCP não está a gostar desta história. Possivelmente, não esqueceu a sua guerra de sempre com o PS.
  • ao Luis Brak-Lamy
    06 nov, 2015 pt 23:46
    "O segredo é a alma do negocio"! Na devida oportunidade será conhecido! Não se excite! Há golpes que foram dados durante 4 anos a milhares de familias, que não estavam previstos e com promessas totalmente diferentes! Recorda-se? Ou ficou na sua zona de conforto e não lhe fizeram mossa?

Destaques V+