A+ / A-

Autor do atentado em Nice já tinha sido condenado por actos de violência

15 jul, 2016 - 16:46 • Filipe d'Avillez

As autoridades francesas estão a tentar perceber se Mohamed Lahouaiej Bouhlel agiu sozinho ou integrado num grupo. Procurador diz que o ataque tem todas as marcas de terrorismo.

A+ / A-

O autor do atentado que vitimou 84 pessoas em Nice, na noite de quinta-feira, tinha sido previamente condenado por violência na estrada.

Mohamed Lahouaiej Bouhlel era conhecido das autoridades por um passado de pequenos delitos, mas apenas numa altura é que chegou a ser condenado, quando, no decurso de uma discussão com outro condutor, atirou-lhe com uma palete.

Bouhlel, que fazia entregas, protagonizou um dos piores atentados dos últimos anos em solo francês quando conduziu um camião de encontro a uma multidão que festejava o dia nacional de França, em Nice. Segundo o procurador de Paris, François Molins o número oficial de vítimas é actualmente de 84 embora haja dezenas a lutar pela vida, pelo que a cifra pode aumentar ao longo das próximas horas ou dias.

Entre as vítimas já conhecidas há pelo menos dez crianças ou adolescentes.

A procuradoria confirmou ainda a identidade do autor do ataque, conseguida através de impressões digitais, e disse que depois de ter conduzido contra a multidão Bouhel disparou sobre três polícias que se encontravam por perto. O camião que conduzia era alugado, tendo sido levantado na segunda-feira e deveria ter sido devolvida na quarta-feira. Na altura do ataque o camião tinha apensa algumas paletes vazias e uma bicicleta. De resto foram encontradas armas na cabine.

Bouhel era de origem tunisina mas vivia em França. Tem três filhos, mas divorciou-se recentemente e, segundo relatos dos seus vizinhos apresentava sinais de depressão desde a sua separação.

As autoridades estão a tratar o ataque como sendo um episódio de terrorismo e tentam perceber se Bouhel tinha ligações a algum grupo extremista ou se agiu por conta própria. Certo é que as agências de informação não tinham qualquer indício de radicalização do criminoso.

Oito meses entre Nice e Paris. O terror ataca França de novo
Oito meses entre Nice e Paris. O terror ataca França de novo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    15 jul, 2016 aveiro 18:07
    encore une fois, c'est une fois de trop , je suis de nature pacifiste . Mais je ne peux qu'exprimer de la haine pour ces assassins et leur famille ! ................des enfants morts , des enfants !....inacceptable !

Destaques V+