Espanha

Afinal, de que é acusado Ronaldo? Cinco perguntas para perceber o caso

Espanha

Afinal, de que é acusado Ronaldo? Cinco perguntas para perceber o caso

Tempo
|
Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

13 jun, 2017 - 18:59 • Rui Barros

Procuradoria de Madrid acusa internacional português de criar uma estrutura de sociedades para fugir ao fisco. Mas como é que Ronaldo fez isso? E o que é que isso pode significar para ele?

A+ / A-

De que é acusado o jogador português?

Fraude fiscal.

A procuradoria espanhola acusa o internacional português de fugir ao fisco através de um complexo esquema de empresas com sede no estrangeiro. Cristiano Ronaldo terá simulado a cedência dos seus direitos de imagem a uma sociedade de forma a evitar pagar ao fisco 14,7 milhões de euros.

De acordo com a nota que a procuradoria espanhola fez chegar às redacções, o craque português terá defraudado o estado espanhol em 1,39 milhões de euros no ano de 2011, 1,66 milhões em 2012, 2 milhões em 2013 e 8,5 milhões em 2014.

Segundo o fisco, a cedência a uma segunda empresa era "completamente desnecessária e tinha somente como fim" ocultar à Agência Estatal da Administração Tributária (AEAT) "a totalidade dos ingressos obtidos" por Ronaldo "pela exploração dos direitos da sua imagem".

O fisco espanhol fala ainda de uma declaração de impostos apresentada em 2014, na qual Ronaldo declarava receitas, entre 2011 e 2014, de 11,5 milhões. Na realidade, o jogador terá recebido mais do que três vezes mais, quase 43 milhões de euros.


Como funcionava o esquema?

Cristiano Ronaldo terá criado um sistema em que recorria a duas empresas sediadas fora de Espanha para evitar pagar impostos. A fuga à máquina fiscal era, alegadamente, feita a três passos:

  1. Ronaldo cede os direitos de imagem à Tollin Associates. Que é sua. Todos os direitos do jogador no período 2015-2020 – ou seja, todo o dinheiro que possa ganhar com anúncios publicitários ou com a utilização da sua “marca” - são cedidos a esta empresa nas Ilhas Virgens Britânicas. Ronaldo é o único sócio desta empresa com sede no paraíso fiscal, que lhe paga pela cedência destes direitos.
  2. Multisports & Image Management compra os direitos de imagem de Ronaldo. Os direitos de imagem são depois comprados à Tollin Associates pela Multisports & Image Management – uma empresa sediada na Irlanda que está associada ao nome do empresário de CR7, Jorge Mendes. É com esta empresa que as grandes marcas como a Nike, Samsung e a TAG Heuer negociaram os direitos de imagem do jogador. O jogador português beneficiava assim da baixa tributação irlandesa, onde só pagava 12,5% dos impostos. Fábio Coentrão, Di María e Ricardo Carvalho estarão também a ser investigados por utilizarem estas empresas com o mesmo fim.
  3. Canalização do dinheiro de novo para a Tollin Associates. O dinheiro conseguido pela empresa ligada a Jorge Mendes voltava às Ilhas Virgens Britânicas. No final de 2014, Ronaldo alegadamente terá recebido os milhões de euros previstos no contrato pela cedência de direitos à Tollin Associates.

Segundo o "El País", o jogador português recebeu 75 milhões pela cedência dos seus direitos à sua própria empresa. Destes, 63,5 milhões não passaram pela máquina fiscal do Estado.


Porque é que o fisco decidiu avançar agora?

A denúncia de que Ronaldo terá utilizado este esquema de fuga aos impostos começou numa investigação conjunta de vários meios de comunicação chamada "Football Leaks". Desde então, as autoridades espanholas têm conduzido uma investigação aos vários casos denunciados pelos jornais.

A questão que se colocava no caso de Ronaldo é que os alegados delitos do craque português nos seus primeiros anos como residente fiscal em Espanha prescreviam no final deste mês. Havia, por isso, alguma urgência em avançar para uma acusação.


O que diz a defesa do jogador?

António Lobo Xavier é o nome de Ronaldo para o representar neste caso.

O advogado da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados (MLGTS) desmente que seja um caso de fraude fiscal, dizendo que não entende o delicado processo como “uma fuga aos impostos”. Para este advogado, o avançado do Real Madrid pagou, em 2014, os impostos relativos a 2011, 2012 e 2013.

A defesa do jogador não aceita ainda qualquer paralelismo com o caso de Lionel Messi. O jogador do Barcelona foi recentemente condenado a 21 meses de prisão com pena suspensa.


O que poderá acontecer?

O facto de a procuradoria espanhola ter acusado o jogador português não implica necessariamente que Ronaldo seja culpado. Isso cabe ao tribunal decidir.

Ainda assim, o Sindicato de Técnicos do Ministério das Finanças de Espanha (Gestha) fala numa moldura penal mínima de sete anos, bem como o pagamento de uma multa de 28 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    31 jul, 2017 Alentejo 13:36
    O comentário do advogado ALX deve ser esclarecido. Diz que o advogado e cito «o arguido pagou, em 2014, os impostos relativos a 2011, 2012 e 2013». Todos sabemos que os impostos são anuais e o Irs de 2014 é pago em 2015. Então, como explicar que também (só) tenha pago aqueles 3 anos em apenas um ano (2014)? Nada disso bate certo e é evidente que estes esquemas são prática enganosa. Agora resta-lhe pagar o que deve e arcar com as consequências de ter dado crédito a advogados que usaram de malícia, o que atenta contra a Verdade.
  • rosinda
    31 jul, 2017 palmela 12:45
    De falcatruas nao sou muito entendida! Mas se os os pobres tem pagar o fisco os ricos tem o mesmo dever a cumprir!
  • IFernando
    22 jun, 2017 Porto 20:31
    O fisco Espanhol acha que se um jogador da seleção portuguesa vender os seus direitos de imagem a uma empresa americana Nike, deve pagar os impostos todos em Espanha. Ridículo!
  • Elvis
    22 jun, 2017 Brasília 06:18
    O que percebo é um esquema do governo para faturar mais dinheiro dos jogadores de futebol. Jogadores como Messi, Ronaldo, Neymar se quisessem ganhariam muito mais, teve Iniesta, Di Maria, Fábio Coentrão, Casillas e outros tantos. Curioso é que isto acontece apenas na Espanha, por isto tenho minhas dúvidas a respeito do Ministério Público, o órgão é mercenário
  • Alberto
    16 jun, 2017 Pasquim 10:24
    Fogo cada vez admiro mais o Ronaldo para alem de craque agora tb 'e um mastermind fiscal... enfim, seguiu o conselho do Mendes (Gestifut) agora tem que ir limpar a merda que fizeram.
  • Barbeiro
    14 jun, 2017 Braga 20:57
    para o Filipe: Grande dores de cotovelos o nome de Cristiano Ronaldo, só pode ser Benfiquista ou um disfarçado Argentino.
  • Fernando Nunes
    14 jun, 2017 Mafra 00:01
    Não vai dar em nada pois é uma REFERENCIA NACIONAL, se fosse um pequeno ia dentro , temos pena. O ARGENT compra tudo.!!
  • Fatima
    13 jun, 2017 Amora 23:53
    Os jovens também não devem aprender com Ronaldo aquela grande falta de sensibilidade " Moral" em não dar aos seus filhos o direito a ter um valor humano tão importante! a Mãe, é triste uma pessoa com tanto poder financeiro. Será esse o motivo?
  • Maria
    13 jun, 2017 Estoril 23:01
    O fisco espanhol tal como o português a plantar noticias , e os jornais a encherem o papinho. Porque será que só os estrangeiros estão a ser acusados de fuga ao fisco? O Lobo Xavier um fiscalista de primeira agua com facilidade desmonta esta treta.
  • Filipe
    13 jun, 2017 évora 22:08
    Acusado ao fim de 6 meses de investigação ! Em Portugal passam mais tempo na prisão e depois sem tempo determinado para acusação , dá que pensar mesmo a sério . Mas , em Portugal se o que originou a acusação em Espanha fosse com um banqueiro , presidente câmara , político ou sucateiro do Estado ... era preso , queimado umas quantas vezes na fogueira dos jornais e tv´s e por fim esquecido . Mas , é com quem os jovens hoje todos querem ser na vida e mesmo que seja caso seja condenado , não se sabe o futuro , espero que escrevam um resumo da condenação por baixo do busto em bronze e da lápide do aeroporto da Madeira , para que os jovens não aprendam tudo com ele ...

Destaques V+