Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Messi condenado a 21 meses de prisão por fraude fiscal

06 jul, 2016 - 11:47

Justiça espanhola condenou o jogador do Barcelona a uma multa de dois milhões de euros.

A+ / A-

A justiça espanhola condenou Lionel Messi a 21 meses de prisão por três crimes fiscais entre 2007 e 2009. A decisão foi tomada esta quarta-feira. O jogador do Barcelona também vai ter de pagar uma multa de dois milhões de euros.

A instância judicial condenou igualmente o pai do jogador a 21 meses de prisão e ao pagamento de uma multa de cerca de 1,5 milhões de euros.

Ambas as decisões são passíveis de recurso para o Supremo Tribunal.

De acordo com a legislação espanhola, as condenações por crimes-não violentos inferiores a dois anos de prisão, envolvendo indivíduos sem antecedentes criminais, são de pena suspensa.

O jogador de futebol lesou o estado espanhol em 42 milhões de euros, através de um esquema que passava por uma rede de empresas-fantasma que permitia a fuga fiscal pelos rendimentos ganhos com os direitos de imagem de Messi.

As empresas estavam sedeadas em paraísos fiscais no Belize, Uruguai e Suíça.

Durante o julgamento, Messi admitiu ter assinado contratos de protecção de imagem mas que não tinha conhecimento de estar a participar em qualquer esquema ilegal ou fraudulento. O jogador declarou ainda que era o seu pai que tratava dos assuntos financeiros, argumento que o tribunal não considerou suficiente para o isentar de responsabilidades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Jorge
    06 jul, 2016 Lisboa 14:30
    Não percebi, estás a defender o Messi ou achas que o Ronaldo devia ser mais transparente? Faz-te à vidinha, deixa a justiça fazer o seu trabalho, aqui o Messi ja mostrou o que vale, vale pouco!
  • Judite Gonçalves
    06 jul, 2016 Barreiro 14:13
    Então os cromos da bola, que ganham tanto dinheiro, nem sabem bem quanto, também se esquecem de pagar os impostos?! Não há dúvida que quem mais ganha mais falha. Acho que isto de via servir de exemplo, não pagar não compensa. Eu sei que ninguém gosta de pagar impostos, mas vivemos numa sociedade, num Estado onde disfrutamos de uma serie de serviços, que mesmo que sejam pagos não pagamos todo o seu valor. O para o Estado prestar os serviços que presta: educação, saúde, assistência na doença, etc, etc tem que ter dinheiro e como alguém dizia o dinheiro não cai do Céu, vem dos impostos que as pessoas pagam.
  • Luis B.
    06 jul, 2016 Para cá da Muralha da China 12:50
    Só nos contratos do Ronaldo não há fugas mas ninguém sabe quanto é que ele paga (se é que paga) de impostos sobre os seus milionários contratos de publicidade...

Destaques V+