Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cristiano Ronaldo formalmente acusado de fraude em 15 milhões de euros

13 jun, 2017 - 11:02

Procuradoria espanhola acusa internacional português de criar uma estrutura societária para defraudar 14,7 milhões de euros de forma "consciente".

A+ / A-

Veja também:


A Secção de Delitos Económicos da Procuradoria Provincial de Madrid apresentou, esta terça-feira, denúncia contra Cristiano Ronaldo, por fraude tributária de 14,7 milhões de euros.

A acusação refere-se a quatro alegados delitos contra o Fisco espanhol, entre 2011 e 2014, assentes no aproveitamento de uma estrutura societária, criada em 2010, que Cristiano terá usado para ocultar ao Fisco as receitas geradas por direitos de imagem, dado que supõe um incumprimento "voluntário" e "consciente" das suas obrigações fiscais em Espanha, segundo o Fisco espanhol.

Conforme a nota, as quotas tributárias alegadamente defraudadas foram de 1,39 milhões de euros em 2011; 1,66 milhões em 2012; 3,2 milhões em 2013 e 8,5 milhões em 2014. Todos os montantes referidos superam os 120 mil euros anuais que convertem fraude fiscal em delito, castigado por pena de um a cinco anos de prisão.

O Fisco aponta a que, "com a intenção de obter um benefício fiscal ilícito quando chegou a Espanha", Ronaldo simulou ceder os seus direitos de imagem a uma sociedade chamada Tollin Associates LTD, domiciliada nas Ilhas Virgens Britânicas, de que era sócio único.

A dita sociedade cedeu a exploração dos direitos de imagem do avançado português, de 32 anos, a outra sociedade, esta domiciliada na Irlanda, de nome Multisports & Image Management LTD, que se encarregava da gestão e exploração dos direitos de imagem do capitão da selecção nacional, sem que a sociedade nas Ilhas Virgens desenvolvesse actividade alguma.

Segundo o Fisco, tal cedência era "completamente desnecessária e tinha somente como fim" ocultar à Agência Estatal da Administração Tributária (AEAT) "a totalidade dos ingressos obtidos" por Ronaldo "pela exploração dos direitos da sua imagem".

O Fisco alude, ainda, a que Ronaldo apresentou a sua de declaração de impostos, em 2014, em que declarava receitas de fonte espanhola, entre 2011 e 2014, de 11,5 milhões de euros, quanto as receitas obtidas nesses três exercícios foram, afinal, de quase 43 milhões de euros.

Cristiano Ronaldo tornou-se residente fiscal no país vizinho a partir de 1 de Janeiro de 2010, seis meses depois de ter assinado pelo Real Madrid. De acordo com o Fisco, o internacional português optou "expressamente", a 11 de Novembro de 2011, pelo regime fiscal, aplicável aos trabalhadores em território espanhol.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 15 jun, 2017 19:54
    Podem ter a certeza que foi causa disso que este ano ganhamos o festival da eurovisao!
  • 13 jun, 2017 17:38
    Senhor bastos a dona daquela sapataria foi a pessoa que mais sapatos vendeu dentro do forum do montijo desde o inicio com as sapataria sapatalia! Depois com a foreva! A teresa guilherme so lhe deu foi azar!
  • 13 jun, 2017 palmela 17:25
    A Teresa guilherme nao ajuda nada a sapataria foreva no montijo fechou ! Por culpa da velha parva !
  • rosinda
    13 jun, 2017 17:12
    Senhor bastos passos coelho so nao e primeiro ministro porque os portugueses foram vitimas de uma fraude eleitoral muito taumatizante!
  • rosinda
    13 jun, 2017 17:02
    Ainda bem que a marcha da madragoa nao ganhou na gosto da tereza guilherme!
  • Marco Almeida
    13 jun, 2017 Olhão 15:46
    Desculpem lá qualquer coisinha, mas como é que se simula a cedência de direitos de imagem, ou cede ou não cede, se cedeu antes de se tornar residente fiscal temos pena e a administração fiscal Espanhola está a ir por mau caminho
  • Rosinda
    13 jun, 2017 palmela 15:46
    Senhor paulino estou aqui no facebook do dr pauilo morais nao percebo nada disto! Se existem pessoas como o cristiano ronaldo com tanto dinheiro porque razao se vendem bancos a 1 euro?
  • 13 jun, 2017 14:50
    senhor paulino neste momento nao conheco ninguem que ande a estudar para mais tarde trabalhar no sector primario! So conheco arquitetos advogados professores e por ai! A culpa e de quem nos governa!
  • 13 jun, 2017 palmela 14:38
    Senhor paulino se ele deve dinheiro que pague! Se tem tenho para comprar filhos tambem tem de pagar ao fisco!
  • Joao
    13 jun, 2017 madeira 13:20
    La esta a porteguesada feliz da vida com a vinda da desgraca. Se ele fez,fez igual a todos os outros ou entao acabem com esses paraisos fiscais assim ninguem lava a nao ser em casa.

Destaques V+