Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Câmara de Lisboa cancela obras na 2ª Circular

02 set, 2016 - 19:21

Autarquia anulou concurso público para requalificação da via.

A+ / A-

Veja também:


A Câmara de Lisboa cancelou as obras da Segunda Circular. A autarquia detectou um alegado conflito de interesses no concurso público que estava a decorrer, anunciou em conferência de imprensa o presidente da autarquia, Fernando Medina, esta sexta-feira.

Segundo Medina, foram detectados “indícios de conflito de interesses, pelo facto de o autor do projecto de pavimentos ser também fabricante e comercializador de um dos componentes utilizados.”

Assim, os trabalhos que já estavam no terreno entre o nó do RALIS e a Avenida de Berlim vão parar e, até novas ordens, as obras entre o nó da Buraca e o aeroporto, com início previsto para Outubro, já não avançam.

O autarca socialista explicou que esta situação "não era do conhecimento da Câmara de Lisboa, aquando o lançamento do concurso, e não foi possível afastar as dúvidas de que o mesmo o tivesse viciado".

"Na dúvida, tivemos que agir. Decidi abrir inquérito no sentido de apurar todos os factos e responsabilidades", acrescentou o presidente do município.

Fernando Medina adiantou que decidiu enviar o processo "à Autoridade da Concorrência, à Ordem dos Engenheiros e ao Ministério Público" e que, no mesmo sentido, determinou "a revisão de todas as peças do processo".

O projeto previa a requalificação da via, através da renovação do piso, substituição da iluminação pública, reparação do sistema de drenagem e "redução do número de entrecruzamentos", anunciou a autarquia.

A intervenção visava ainda a arborização e ampliação do separador central, renovação da sinalética, criação de um sistema de retenção de veículos e introdução de guardas de segurança.

A autarquia não desistiu do projecto de requalificação da Segunda Circular, mas terá de ser aberto um novo concurso.

[actualizado às 20h20]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Leão
    03 set, 2016 Faro 14:58
    Não entendo porque razão uma Empresa não possa ter várias valências ... !!! ... não é ilegal ... !!! ... o meu próprio Gabinete tem várias valências, nas áreas de Arquitectura, Planeamento, Engenharia Civil, Design, e direcção e fiscalização de obras ... !!! ... tais não constituem conflito de interesses, antes sim, complementam-se ... !!! Coisa diferente seria a ligação a um qualquer elemento da Câmara Municipal ... isso sim, seria grave ... !!!
  • Mafurra
    03 set, 2016 Lisboa 10:35
    A Laranjada toda a dar saltinhos de contentamento. Parecem uns miúdos. Nha nha nha nham !!! O que a autarquia fez só mostra que estão a fazer as coisas como deve de ser. Coisa que a laranjada não está habituada. O vosso negócio é mais EFISA, BPN, TAP, REN, EDP, CTT, etc,etc.
  • jose Guilherme
    02 set, 2016 lisboa 22:44
    Que grande azar para os vereadores ??? Manel Salgado e Sa Fernandes, la se vai o negócio dos AMIGOS ....
  • Samuel
    02 set, 2016 Portugal 22:20
    A Campanha eleitoral do PS para as Autárquicas está a começar. Acho que tal como aconteceu com José Sócrates, António Costa vai ser tema de conversa e investigações daqui a mais uns tempos quando já não estiver no poder e ficar a descoberto das "máfias protectoras".
  • artur carvalho
    02 set, 2016 Lisboa 19:33
    Se anulou depois da adjudicação vai ter que Sr. pagar Medina...ou melhor, os tugas vão ter que pagar por ser incompetente... Agora virá o pedido de indemnização das empresas envolvidas.Lá terá de lançar mais uma taxa ou taxinha.para lisboeta pagar.. Ainda bem que acaba essa vergonha das obras na segunda circular... Mas cheira a esturro esta decisão pois parece que existe gato escondido com o rabo de fora...mas tudo se vai saber...

Destaques V+