Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A nova 2ª Circular. Os prós e os contras do projecto

27 jan, 2016 - 15:55 • João Carlos Malta

A discussão tem sido intensa. Um mês depois do início do período de discussão pública sobre o projecto, a Renascença elenca os argumentos a favor e contra o projecto que vai revolucionar Lisboa.

A+ / A-
Arquitectos da nova 2ª Circular respondem a todas as críticas
Arquitectos da nova 2ª Circular respondem a todas as críticas

Veja também:


PRÓS

- Necessidade de uma intervenção profunda ao nível dos pavimentos, da iluminação pública e de sinalização das vias;

- Ausência de investimento por vários anos e que a colocam a via em níveis de perigosidade e de dificuldade de circulação;

- Não há perigo para os aviões porque na aproximação ao aeroporto não está previsto que haja árvores. Já existem muitas zonas arborizadas na área envolvente e próxima do aeroporto como a Mata de Alvalade, o Jardim do Campo Grande, o Hospital Júlio de Matos ou a zona dos Olivais;

- Diminuir o tráfego de atravessamento da cidade através da 2ª Circular, em 19%;

- Velocidade média à hora de ponta na 2ª Circular vai aumentar porque diminuem os congestionamentos, os pontos de estrangulamentos e os limites extremos de velocidade que os carros podem praticar;

- Haverá maior fluidez de trânsito;

- Menor quantidade de acidentes;

- Redução do ruído em 50%;


CONTRAS

- Crescimento do número de aves, que colocará em risco as aterragens dos aviões. Uma solução técnica inadequada e potencialmente perigosa para a aviação civil;

- É uma operação de cosmética para disfarçar "o caos";

- Não é possível retirar o tráfego da 2ª Circular sem terem sido concluídas um conjunto de outras intervenções na rede da cidade;

- O projecto não resolve o problema das entradas e saídas encavalitadas que obstruem;

- A arborização da via vai transformá-la numa “floresta”;

- Vai embelezar a zona, mas não vai resolver o problema da mobilidade;

- Um disparate porque não se justifica que haja acesso pedonal a esta zona;

- Irá reduzir a capacidade, a flexibilidade existente e contribuir para demorar, ainda mais, a circulação, agravando os pontos negativos;

- O projecto não evidencia em que medida o transporte público sairá a beneficiar com implantações de efeito visual evidente;

- Feito em cima do joelho, com muito Photoshop. Coloca muitos riscos para as pessoas;

- Vai provocar grandes engarrafamentos;

- As árvores têm "folha caduca", logo são propícias a tornar o piso mais escorregadio;

- Carece de sustentabilidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • nuno pereira
    30 jun, 2016 lisboa 08:22
    com tantos contra e ainda fazem a obra ? E a manutenção das arvores, folhas no chão ? e o tempo que vai demorar com prejuízo para tanta gente? devia ser uma obra . assim como muitas para trabalhar 24 horas dia.
  • Miguel
    29 jan, 2016 Lisboa 22:38
    Neste momento a 2º circular é lenta e mais vale ir observando a Natureza do que estar a olhar uns para os outros a deitar fumaça por mim está aprovado podem avançar.
  • cidadao
    29 jan, 2016 lisboa 20:16
    Ausência de investimento por vários anos, porquê? e com que interesse ou em nome de que interesses foi a 2º circular esquecida todos estes anos, havendo dinheiro para obras menos importantes para a cidade e a principal artéria da cidade foi esquecida. Uma pergunta que fica no ar.
  • Serrano
    27 jan, 2016 Guarda 19:20
    Tem a vantagem de ficar mais verde. Será uma maravilha se as árvores taparem o galinheiro do Benfica.
  • Ricardo
    27 jan, 2016 Lisboa 18:58
    Nunca pode ser uma via urbana. Faz a ligação a três autoestradas A1, A8 e A5 No último domingo passei por lá e o trânsito era contínuo Se mais lento, mais demorado se tornará É um disparate de todo tamanho Em lugar de proporcionarem melhores condições condicionam-nos como fizeram em Campo de Ourique onde reduziram 48 lugares de estacionamento na Sampaio Bruno Baixem o IMI e poupem esses milhões e gastem-nos onde fazem falta.
  • rui shirley de olive
    27 jan, 2016 Alhandra 18:57
    Estas obras,são o espelho das asneiras do PS,mas tem um alcance,para daqui a dois /tres anos,que é construir o aeroporto ,quando a sua reprovação foi aplicada.O alcance está a ser esse.
  • Manuel Mello e Silva
    27 jan, 2016 Algueirão 18:38
    A 2ª circular tem 2 cancros: os nós na zona do início da IC 19 e na zona do Campo Grande. Se não resolverem estes nós então fica tudo na mesma quanto à mobilidade.
  • Antonio Tavares
    27 jan, 2016 Alfornelos, Amadora 18:21
    Em minha opinião e para ser breve porque o espaço não é muito. Moro na zona de Benfica, trabalho em Moscavide e passo todos os dias na 2ª circular duas vezes, já vai em 25 anos. É de facto importante remodelar o piso e retirar algum tráfego desta via, concordo em grande parte com o projeto, expecto a arborização do separador central. Duas ou três chamadas de atenção, se não for aberta mais uma via no nó de Sacavém para entrar na IC17, para quem trabalha na zona da expo e melhorar também no nó da Buraca para escoar melhor o trafego da 2ª circular e já agora retirar as portagens da CREL, pois esse é o principal problema, pois foi após a introdução das portagens que a 2ª circular piorou. Aliado ao aumento enorme do nº de pessoas que trabalham na zona do Oriente. Já agora mais uma dica, concordava cem por cento com esta opção, se houvesse ligação do metro de Benfica, Campo Grande, Aeroporto e Oriente. Obrigado
  • Pirata
    27 jan, 2016 Tortuga Bay 17:59
    "Haverá maior fluidez de trânsito" Reduzindo faixas e diminuindo velocidade? Há estudos, porque a lógica dita o contrário
  • ze
    27 jan, 2016 Lisbomba 16:25
    ÉS UM GÉNIO!! Vai passar a ser mais fluída, mas há mais engarrafamentos. Faz sentido, sim senhor Já agora indica aí o teu nº de sócio do ACP.

Destaques V+