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2ª Circular. Uma via rápida para acelerar ou um “boulevard” onde se pode passear?

06 jan, 2016 - 15:54 • João Carlos Malta

É possível transformar a via mais poluída de uma cidade num ponto verde? A autarquia lisboeta acredita que sim. Conheça os pormenores de um projecto polémico. E veja as simulações de como vai ficar a cidade.

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Interactivo: Compare a situação actual (à esquerda) na zona do Estádio Universitário com o projecto da autarquia

Se o projecto da Câmara de Lisboa para a 2ª Circular for em frente, haverá um antes e um depois na capital portuguesa. Transformar uma via rápida numa avenida de perfil urbano, arborizada, e com expectativa de até poder ser palco de passeios, é radical o suficiente para exacerbar as reacções.

Há já quem prometa tudo fazer para impedir que o projecto avance, como o Automóvel Club de Portugal. Mas a autarquia está confiante de que o projecto é para pôr em prática. Objectivo: transformar aquela via num “boulevard”.

Conheça os pormenores mais importantes (com imagens) das alterações de um projecto que promete extremar posições em Lisboa.

CARACTERIZAÇÃO:

10 quilómetros

31 acessos por cada sentido

105 mil carros por dia

PRINCIPAIS MUDANÇAS:

velocidade passa dos actuais 80 km/h para os 60 km/h

separador central arborizado com 3,5 metros, em quase toda a via com excepção dos viadutos existentes. Vão ser plantados 30 mil arbustos e 28 mil árvores.

Interactivo: Compare a situação actual (à esquerda) no Eixo Norte-Sul com o projecto da autarquia

manutenção de três faixas, com redução da largura das vias para 3,25 metros conduzindo a uma redução da velocidade o que aumenta a segurança e o débito de circulação.

eliminação de algumas saídas. Tendo em conta que uma das zonas mais problemáticas em termos de sinistralidade e de fluidez da circulação é o trecho entre o Eixo Norte-Sul e o nó de Calvanas, a proposta apresenta uma solução que elimina dois entrecruzamentos na zona do Campo Grande através da eliminação da ligação da azinhaga das Galhardas à 2ª Circular logo que esteja estabelecida a ligação da Av. Lusíada ao Eixo Norte-Sul (no sentido Sete Rios-Telheiras) e com a ligação directa da 2ª Circular à Av. Padre Cruz (no sentido aeroporto-Benfica).

Interactivo: Compare a situação actual (à esquerda) na zona do Estádio Universitário com o projecto da autarquia

Repavimentação em toda a extensão da 2ª Circular com a reabilitação da fundação nos locais mais degradados e reposição do pavimento com soluções “altamente resistentes” e “muito redutoras” das emissões de ruído (equivalentes a reduções do tráfego para cerca de metade)

Substituição do sistema de iluminação pública para uma solução mais eficiente do ponto de vista da iluminância e do consumo energético que permite obter economias de custo até 60% em relação à situação actual

Reabilitação do sistema de drenagem quer pela regularização da faixa de rodagem, quer pela substituição dos órgãos de drenagem

­­– Marcação da via de rodagem mais direita como via de serviço especialmente dedicada para os movimentos de entrada e saída, através da aplicação de um betuminoso de coloração diferenciada

– Montar barreiras acústicas laterais junto aos edifícios de habitação onde não existam

IMPACTO

Redução média do trânsito de 19%. CRIL, Eixo Norte-Sul, Avenida Infante D. Henrique, Radial de Benfica e Avenida Spínola serão as alternativas

Interactivo: Compare a situação actual (à esquerda) na zona de Benfica com o projecto da autarquia

Redução de 50% no ruído, graças à renovação do piso. A 2ª Circular é o maior gerador de poluição atmosférica da cidade pelas emissões de CO2 e poeiras em suspensão e, a par do Eixo Norte-Sul, o canal rodoviário mais geradora de ruído

Redução do consumo energético em 60% após a substituição da iluminação

OBJECTIVOS

– Transformar a CRIL e o Eixo Norte-Sul nos principais troços de atravessamento da cidade

Reduzir a sinistralidade. A 2ª Circular foi a via da cidade de Lisboa com mais sinistralidade entre 2008 e2011

CUSTOS

– Obra orçamentada em 10 milhões de euros

­– Tempo previsto de execução do projecto: 300 dias

Comentários
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  • J/v
    02 set, 2016 LX 21:22
    Força Srs.(CAMARA M LX) E não O Sr Presidente,Porque é uma obra para os Lisboetas e para todos os que utilisão as vias desta Cidade
  • tuga
    06 jul, 2016 tuga 10:10
    projecto mais estúpido, tinha de ser dos xuxas!
  • Gio
    30 jun, 2016 lisboa 10:01
    Parabens á camara , excelente projecto!
  • john
    29 jun, 2016 lisboa 23:15
    Até concordo que se melhore a 2ª circular. Concordo que se eliminem saídas, que se criem zonas pedonais contíguas ao sentido da via e que se reveja em baixa a velocidade, talvez de uma forma menos faraónica. Não concordo é que se continue a pagar um balúrdio para deixar a 2ª circular quando para ir da A1 a Carnaxide tenho que usar a CREL (a CRIL nas horas de ponta é uma anedota). Quem defende "loucamente" os transportes públicos talvez não ande assim tanto neles. Experimentem sair do perímetro das principais linhas do metro e da Carris e vejam que alternativas têm - poucas ou nenhumas...e quando falta a carreira X porque atrasou ou está no trânsito, não há alternativa a .... apanhar um Taxi (e pagá-lo). Efectivamente quem precisa do carro para trabalhar e vive nos arredores não tem muitas alternativas... paga, paga e ... paga. Não deixa de ser curioso que o único investimento público que se tem feito nos últimos tempos é só no betão....sempre os mesmos...usar investimento para desenvolver os outros sectores de actividade de modo a permitir produzir bens que nos ajudem a sermos auto-suficientes e potenciarmos a exportação, " 'tá quieto"....mas amanhã joga a selecção...tudo se esquece.
  • E. MIRANDA
    12 jan, 2016 LISBOA 17:33
    Façam o que fizerem, a verdade é que a 2ª circular não pode continuar como está. A marcação no solo das três vias praticamente já não existe em grande parte do percurso, o que causa grande preocupação dos condutores, principalmente de noite e nos dias chuvosos.
  • Fernando Mascarenhas
    12 jan, 2016 Macedo de Cavaleiros 16:24
    Louco, é o Presidente do ACP. E faraónico, é o próprio ACP. Que serve, essencialmente, a megalomania do seu Presidente. Não percebo como ainda há tanto pato pagante. Estão distraídos... Parabéns à CML..
  • João Silva
    12 jan, 2016 Algueirão 16:08
    O Sr. Presidente da Camara de Lisboa só esta a cometer um erro, este projecto é para aplicar na Av. da Republica, na Av. da India e outras que não sei o nome, mas ele disse 2ª Circular, por engano, desculpem lá qualquer inconveniente.
  • Joaquim Conceição
    12 jan, 2016 Lisboa 15:54
    Boa tarde Acho bem que dêem um tratamento á 2ª Circular Especialmente nas Bermas, e um corredor de BUS. Mas que tal seria se fizessem a experiência durante 1 Mês de pôr todos os veículos a andar a 60 km /h ? não esquecer de fazerem a marcação das faixas de rodagem pois sempre que as pintam com TINTAS de 3ª CLASSE em pouco tempo desaparecem em poucos Dias. Outra Hipótese que coloco para estudo seria uma Dupla 2ª circular por cima desta em que quem nela entrasse só sairia no Nó do Aeroporto isto para Norte e para o Poente Saida para Fonte Nova / BENFICA Cumprimentos e bons ESTUDOS
  • jose antonio costa d
    12 jan, 2016 OEIRAS 14:40
    É uma ideia boa mas que exige alternativas prévias para o volume de tráfico que aí vai necessariamente deixar de conseguir passar
  • Zé da Costa
    10 jan, 2016 Coimbra 13:10
    Quando é que os que são contra estas obras entendem que o numero de carros em Lisboa tem de diminuir a bem ou a mal? Quando é que os que contra entendem que são culpados por estas obras? Ouve lá, tu que és contra, não sabes que em Lisboa e arredores tem transportes públicos? Quando deixas de me incomodar com o fumo provocado plo teu carro? Não sabes andar de bicicleta? Porque me tentaste atropelar na passadeira? Porque estacionas o teu carro à frente da minha porta em cima do passeio? Porque me obrigaste a vender a casa que tinha em Lisboa e vir praquilo que tu chamas "província"?

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