Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​PS sem "plano B" para a TSU

17 jan, 2017 - 00:47

Ana Catarina Mendes considera que Passos Coelho e o PSD se demitiram “de fazer oposição a sério” e deram uma "cambalhota" na questão da taxa social única.

A+ / A-

Veja também:


Não há plano B. O Governo deverá insistir e esperar que o decreto sobre a taxa social única seja chamado ao Parlamento. A Renascença sabe que a estratégia é deixar todo o processo correr como se não houvesse uma revogação já anunciada.

No executivo reina, por isso, a tranquilidade e o discurso será sempre o de que a culpa não é do Governo, que honrou os seus compromissos. O PSD é que não é coerente.

“O PS não mudou de posição. O Bloco de Esquerda e o PCP sempre foram contra. Quem deu uma cambalhota e não sabe o que quer é Passos Coelho, que desvaloriza a concertação social”, afirma a secretária geral adjunta socialista, Ana Catarina Mendes.

No final da comissão política nacional do PS, a dirigente socialista disse ainda que o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, tem manifestado “desnorte total” na questão da taxa social única (TSU) e considerou que, quer o PSD quer o seu líder, se demitiram “de fazer oposição a sério”, algo que “não é bom para a democracia”.

A atitude do PS vai ser continuar a fazer pressão sobre os sociais-democratas, obrigando Pedro Passos Coelho a justificar-se.

O Governo quer baixar a taxa social única para as empresas que contratem trabalhadores com salário mínimo e espera uma promulgação rápida do diploma por parte do Presidente da República, de modo a acelerar a assinatura do acordo com os parceiros.

“Aquilo que o PS já apresentou ao país foi uma política de reposição de rendimentos. O que está em causa para o PS é garantir que o aumento do salário mínimo nacional acontece. Isso faz-se com os parceiros na concertação”, frisou Ana Catarina Mendes.

O Conselho de Ministros aprovou esta segunda-feira a redução da TSU dos empregadores e o aumento do salário mínimo nacional para 557 euros.

O decreto-lei seguiu para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgar ou bloquear a medida acordada com os parceiros sociais.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, reafirmou esta segunda-feira a sua oposição à redução da taxa social única (TSU) e garantiu que não vai na conversa de “encantadores de serpentes”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Al
    19 jan, 2017 Lisboa 10:19
    Efectivamente aquilo que o PS quer fazer é distribuir dinheiro! Nem que para isso ponha em causa o sistema de segurança social. Dar dinheiro é o sonho do PS! E o que significa fazer oposição a sério, Sra Catarina? Para o PS fazer oposição a sério é dizer mal só porque sim, ou é ser do contra quando não há consequências nenhumas? É que para o PS a oposição apenas serve para berrar e nada acontece. É o que tem feito o PCP desde o 25 de Abril! isso sim é que é ser oposição a sério! Nunca foram outra coisa. Sra Catarina, se querem governar têm que contar com as consequências ou então saiam fora!
  • COSTA ILUSIONISTA
    17 jan, 2017 Lx 11:50
    Esta srª Secretária Geral mente com todos os dentes que tem na boca..O projecto anterior que previa a redução era diferente deste pois estava indexado à produtividade...O do actual governo é diferente e está a dar dinheiro ao patronato para contratar por preços de saldos os trabalhadores com SMN.. Estes socialistas são mentirosos e passa culpas.O governo da esquerda deve procurar apoio nos seus parceiros do BE e PCP pois são eles que asseguram a governação. Parece-me que o mestre da pantomina chamado Costa já não tem mão no PCP e no BE se é que alguma vez teve.Para o que parece ser bom( salários, pensões e reversões) os parceiros da esquerda estão unidos mas para o que compromete esses esquerdistas já não estão disponíveis. O vendedor da banha da cobra Costa parece que escolheu os parceiros errados como disse hoje o Assis do PS... Mas não deve é andar a passar culpas como fazem os garotos...Aliás, aprece-me que o atual PS é um partido de garotos mal educados e passa culpas quando sentem o rabo a arder como é este caso e como será o caso da nacionalização do Novo Banco...
  • Americo
    17 jan, 2017 Leiria 10:57
    É preciso ter muita desfaçatez esta "gente" que actualmente "governa" o PS. Tristes. Só politica "suja".
  • COSTA PANTOMINEIRO
    17 jan, 2017 Lx 10:56
    Agora kamarada Katrina Mendes alia-te aos geringonços do PCP e do BE, vossos aliados na tal política de esquerda que dizem fazer... O pantomineiro do Costa que assuma a responsabilidade e o erro de ter usurpado o poder e aliar-se a estes seus amigos dos amanhãs que cantam e deixe de sacudir a água do capote... Costa é o mestre da pantomina e governa à vista, sem estratégia e apenas em função dos seus interesses próprios e políticos e maraimba-se para o país. Um verdadeiro artista e vendedor de ilusões esse vendedor da banha da cobra chamado Costa, o passa culpas permanente.
  • Fausto
    17 jan, 2017 Lisboa 09:06
    O problema disto tudo é que o que está em causa são os grandes empregadores...se fossem os pequenos já tinha caído a TSU à muito...Portugal está completamente elameado em interesses...
  • joao123
    17 jan, 2017 lisboa 06:05
    Parece que quem está desnorteado é este governo do " quer, posso e mando " do PS , que não só não liga ás opiniões dos seus parceiro da assembleia da república , como nem se dá ao trabalho de falar com a oposição antes de tomar medidas destas. Este PS quer fazer tudo sozinho e obrigar os outros a aceitar e calar. Críticas ou propostas alternativas nem querem ouvir. Para supostos democratas não estão nada mal...

Destaques V+