Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marques Mendes. Excepção dos gestores da Caixa é “muito grave"

23 out, 2016 - 23:12

Comentador aguarda para perceber “se foi lapso” ou se o decreto está correcto.

A+ / A-

Os novos gestores da Caixa Geral de Depósitos podem estar livres da entrega de declarações de rendimento junto das entidades fiscalizadoras. O alerta foi lançado pelo social-democrata Marques Mendes no seu habitual comentário na SIC.

“Ou é um lapso, admito que seja, que tem de ser corrigido rapidamente, ou foi de propósito e é muito mais grave”, disse.

Lembra Marques Mendes que “qualquer gestor público em Portugal está obrigado quando inicia funções a fazer três declarações: uma para o Tribunal Constitucional, outra para a Procuradoria-Geral da República e uma terceira para a Inspecção Geral de Finanças”.

O comentador sublinha que o Executivo de António Costa desenhou um decreto-lei que poderá libertar os novos administradores da Caixa Geral de Depósitos do estatuto dos gestores públicos e isentá-los de apresentar declarações de rendimentos.

A última polémica na Caixa está relacionada com os salários. O novo presidente do Conselho de Administração da CGD, António Domingues, vai ganhar 423 mil euros anuais e os vogais executivos vão auferir 337 mil euros por ano, confirmou o ministro das Finanças no Parlamento.

O primeiro-ministro, António Costa, já defendeu que os vencimentos dos administradores da Caixa devem estar alinhados com os praticados na banca, alegando que a instituição concorre no mercado e exige gestão profissional.

A Renascença consultou o decreto em causa e verificou que o diploma isenta a administração da Caixa Geral de Depósitos de apresentar declaração de rendimentos.

O decreto do Ministério das Finanças é claro ao afirmar que tal obrigação não se aplica a “quem seja designado para órgão de administração de instituições de crédito integradas no sector empresarial do Estado”.

A Renascença tentou uma explicação da parte do Governo e uma reacção junto dos partidos com assento parlamentar, mas ainda sem sucesso.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Almocreve
    24 out, 2016 Lisboa 16:18
    Se é verdade o que se diz acima, esta gente - leia-se a plebe dos políticos - anda a brincar com a tropa...!!!
  • graciano
    24 out, 2016 alemanha 15:25
    ate o meu cavalo se ri ao ver certos comentarios que aqui se faz e muito triste ver que ha pessoas que usao palas maiores do que as do meu cavalo e mais nao digo --ha so quero dizer que so meco 1-65 mas sou tam ou mais homem do que aqueles que medem 2m kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • rosinda
    24 out, 2016 palmela 12:57
    O claudio ramos ja esta a trabalhar se o rapaz morre a julia pinheiro vai se ver aflita com as televisoes vao querer saber como foi que ela permitiu que ele viesse trabalhar tao rapido!
  • 24 out, 2016 12:43
    O taxista jorge maximo pediu desculpas pelo que disse coisa que quintino aires nunca fez por esse motivo nunca mais vou voltar a ver o voce na tv por causa da chuva ontem jantei no centro comercial dolce vita em miraflores passei a porta da multiopticas encontrei-me com o manuel luis goucha olhei para dentro so havia moscas!
  • isidoro foito
    24 out, 2016 elvas 11:51
    mas quem é este meia leca que nem tamanho de homem tem vm para a televisão vender postas de pescada , sendo eles u dos que também tem o rabo preso por corrupção mas infelizmente é do PSD não éinvestigado e como membro do concelho de estado não devia ser comentador de televisão porque tem informação previligiada e confidencial que ele depois se serve para comentar, mas a culpa é do sr presidente da republica que não o substitui por outro no conslho de estado
  • ADISAN
    24 out, 2016 Mealhada 11:29
    Toda agente sabe que ... " a melhor forma de assaltar um Banco é entrar para a sua administração". Quem esperava outra coisa para a CGD?
  • o bruxinho de Fafe
    24 out, 2016 port 11:06
    Fazia melhor em rever os seus discursos de há uns anos e o que ele proprio propunha para veras contradições que afirma agora! Esta gente joga com a memoria curta dos portugueses.
  • o bruxinho de Fafe
    24 out, 2016 port 11:05
    Fazia melhor em rever os seus discursos de há uns anos e o que ele proprio propunha para veras contradições que afirma agora! Esta gente joga com a memoria curta dos portugueses.
  • rfm
    24 out, 2016 Coimbra 10:31
    .. pois, custa ver as castas superiores, isto é para o senhor comentador saber o que sente quem faz/fez descontos para a Segurança Social , durante 40/45750 ou mais anos e aos 60 de idade, sofrer pesadas penalizações, enquanto os da sua classe subvenções/comentariado, estão reformados, desde os 40 e tal ou 50 anos, por inteiro por meia dúzia de anos de contribuições. Pois, Têm vergonha da falar das longas carreiras contributivas (o Sr. nunca falou, pudera). Declaração de rendimento e de interesses para os comentadores, já que são mais politiqueiros que os próprios políticos assumidos!
  • Domingos
    24 out, 2016 Viana do Castelo 10:11
    Uma vergonha a nossa esquerda. Vai mais longe e mais fundo do que a direita no compadrio, descaramento e favores.

Destaques V+