Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DBRS mantém “rating” de Portugal

21 out, 2016 - 18:04

A agência de notação canadiana continua a permitir Portugal beneficiar do programa de compra de dívida do BCE. [Em actualização]

A+ / A-

Veja também:


A agência canadiana DBRS mantém a classificação de Portugal um nível acima de "lixo".

A DBRS é a única agência que mantém o “rating” de Portugal acima do nível de “lixo”, o que é fundamental para que o país continue a ser contemplado no programa de compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE).

"O 'rating' reflecte o facto de Portugal estar na zona euro e a sua adesão ao enquadramento económico da União Europeia, o que ajuda a adoptar políticas macroeconómicas credíveis", justifica a DBRS, lembrando que o país "beneficia de uma credibilidade forte" das instituições europeias.

A DBRS alerta que "Portugal enfrenta desafios significativos, incluindo níveis elevados de dívida pública", que deverá ser reduzida "apenas gradualmente" e que faz com que o país continue "vulnerável a choques adversos".

Defende que "continuar com o ajustamento orçamental é necessário para colocar a dívida numa trajectória firme de redução".

A DBRS mantém-se preocupada também com "um crescimento potencial baixo", lembrando o fraco crescimento deste ano e esperando que "se mantenha modesto" no curto prazo.

Também na frente orçamental são deixados alertas. A agência considera que "os riscos negativos para atingir as metas orçamentais continuam significativos", e que o Programa Especial de Regularização do Endividamento ao Estado (PERES), que chama de "amnistia fiscal", só trará um "impulso extraordinário às receitas fiscais".

Mesmo assim, a DBRS lembra que a execução orçamental até Setembro, em contas públicas (óptica de caixa), "parece estar no caminho certo".

E justifica a perspectiva estável atribuída ao 'rating' com o "progresso [feito] na redução do défice orçamental" e com a adopção de "medidas proactivas para fortalecer o sector financeiro".

“Avaliação aumenta confiança” do Governo

O Ministério das Finanças considera que a decisão da DBRS de manter o “rating” de Portugal “demonstra a justeza do caminho desenhado pelo Governo para promover a recuperação económica”.

“Esta avaliação aumenta a nossa confiança e a dos mercados nas políticas escolhidas para o país”, refere o gabinete do ministro Mário Centeno.

O Governo garante que o “compromisso do país em honrar as suas responsabilidades é inalienável”.

“O crédito que hoje é dado ao esforço de trabalhadores e empresas em Portugal para colocar o país numa trajectória sustentável de crescimento deve ter tradução numa avaliação mais positiva”, defende o Ministério das Finanças.

Horas antes de ser conhecida a decisão da DBRS, o primeiro-ministro, António Costa, tinha manifestado tranquilidade e optimismo.

“Não é um assunto que me tenha apoquentado. Acho que toda a evolução da situação financeira em Portugal só pode conduzir a que a comunicação de logo seja positiva. Não ficarei surpreendido com isso. Acho normal. Só ficará surpreendido quem tem andado há vários meses à espera que o diabo chegue e pode ser que se surpreenda mais uma vez pela não chegada do diabo”, declarou o primeiro-ministro, esta sexta-feira, no final do Conselho Europeu, em Bruxelas.

[notícia actualizada às 19h53]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • largo dos ratos
    22 out, 2016 ggg 09:08
    vão pagar mais impostos e ainda aplaudem, não é o diabo é vaselina
  • Jose
    22 out, 2016 Usa 05:15
    Eu já me estou a rir com os totós que aqui comentam. Esperem pela sobremesa que vos vai ser servida (e digo vai porque graças a Deus já estou fora) vai ser dura acreditem que se vão lembrar muito em breve deste comentario
  • ZédoNabão
    21 out, 2016 Tomar 23:03
    E a "geringonça" continua, de pedra -não de cal- e de cimento!..
  • Pedro Rodrigues
    21 out, 2016 Beja 19:33
    E o diabo segue de férias.
  • luis
    21 out, 2016 lisboa 18:56
    Era a ultima hipótese do mitómano...
  • Eu
    21 out, 2016 Oeiras 18:56
    o «Aldr´´abias» de Massamá e a sua "seita" devem estar a roer as unhas de Desespero...!!
  • as premonições
    21 out, 2016 lis 18:45
    Do farsola Coelho sem se concretizarem! Os PSDs até espumam de raiva! O diabo nunca mais aparece!
  • as premonições
    21 out, 2016 lis 18:43
    Do farsola Coelho sem se concretizarem! Os PSDs até espumam de raiva! O diabo nunca mais aparece!

Destaques V+