Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atentados em Bruxelas. Dois ministros pedem demissão mas não foi aceite

24 mar, 2016 - 13:07

Autoridades belgas estão debaixo de fogo após o presidente da Turquia ter dito que as Ancara deteve e expulsou para a Holanda, em Julho, um dos bombistas envolvidos nos ataques.

A+ / A-

Veja também:


Os ministros do Interior e da Justiça belga, Jan Jambon e Koen Geens, apresentaram o pedido de demissão, na sequência dos atentados em Bruxelas. No entanto, o primeiro-ministro, Charles Michel, não aceitou.

As autoridades belgas estão debaixo de fogo após o presidente da Turquia ter anunciado que as autoridades turcas detiveram e expulsaram para a Holanda, em Julho, um dos bombistas envolvidos nos ataques.

De acordo com Tayyip Erdogan, o homem chama-se Ibrahim El Bakraoi, um dos dois bombistas que se fizeram explodir no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas. "Apesar das nossas advertências de que aquela pessoa era um combatente estrangeiro, a Bélgica não conseguiu determinar as suas ligações ao terrorismo", disse o Presidente.

Já esta quinta-feira, soube-se que Ibrahim foi deportado duas vezes da Turquia, uma em Julho e outra em Agosto. Da primeira vez, por suspeitas de que seria um militante jihadista, foi deportado para a Holanda e as autoridades holandesas e belgas alertadas. Da segunda vez, foi deportado 15 dias depois de ter chegado de novo ao país, mas não é especificado para que país.

Três terroristas identificados

De acordo com as últimas informações disponíveis, já foram identificados três “kamikazes”: os irmãos El Bakroui e Najim Laachroui, de 25 anos, que se presume ter participado no atentado no aeroporto.

Um quarto homem, ainda não identificado, está a ser procurado pela sua participação no ataque em Zaventem. Não se sabe ainda se se trata do mesmo homem que também participou no atentado ao metro ou se se trata de um quinto terrorista.

Pelo menos 31 pessoas morreram nas duas explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metropolitano de Maelbeek, em pleno "bairro europeu". O número de feridos foi revisto na quarta-feira para 300, incluindo pelo menos 21 pessoas com passaporte português.

O ataque ao coração da Europa em 90 segundos
O ataque ao coração da Europa em 90 segundos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    24 mar, 2016 Cacém 14:22
    A Bélgica não conseguiu determinar as suas ligações ao terrorismo, pois não. Porque na Turquia "terrorista" é quem se opõem ao governo. Na Holanda "terrorista" é quem comete atos de terror, só podem ser condenados depois de terem cometido o crime. Ou seja depois de se terem feito "explodir" e aí já é demasiado tarde....Portanto a guerra não é contra o Terrorismo, mas contra a Cultura e Organizações que promovem o terrorismo para destruírem a nossa Civilização.

Destaques V+