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ACP arrasa a futura 2ª Circular

28 jan, 2016 - 13:18 • João Carlos Malta

Num parecer de seis páginas o Automóvel Club de Portugal critica fortemente o projecto da autarquia e até os cálculos feitos. O ACP garante que a intervenção na 2ª Circular tem potencial de aumentar a sinistralidade.

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O Automóvel Club de Portugal assegura que, mais do que um “projecto de arquitectura paisagística”, está em causa “a segurança e os peões” na 2ª Circular. “A segurança vai piorar substancialmente para quem percorre aquela via”, pode ler-se num parecer de seis páginas da associação liderada por Carlos Barbosa, divulgado esta quinta-feira.

O ACP defende que a retirada dos actuais separadores metálicos e a substituição por um lancil de passeio de 30 centímetros será perigosa. “Este lancil não consegue parar nenhuma viatura, pelo que o atravessamento da via, em caso de acidente, é mais do que certo”, argumenta.

A associação explica ainda que se actualmente, por não haver muitos peões na via, não há grandes “tentativas de atravessamento”, a situação poderá ser alterada pelo novo projecto. Na opinião do ACP, a colocação de passeios laterais e de “uma plataforma no meio com largura suficiente para albergar peões”, vai fazer com que haja mais facilidade em “arriscar a travessia”.

A escolha da espécie “Lodão Bastardo” para plantar mais de 500 árvores no separador central da via também merece reparo. “A queda da folhagem cobre as vias de rodagem (transformando-as em vias rápidas de despiste), entope sarjetas e os frutos serão autênticas cantinas para milhares de pássaros”.

60 km/h “não vai ter impacto”

A ACP diz que a redução da velocidade de 80km/h para 60 km/h “não vai ter qualquer impacto”. E apresenta contas: “Nas horas de ponta apenas 2% consegue ultrapassar os 60 km/h, razão porque a média é de cerca de 40 km/h. Promete-se 1% de aumento!”, lê-se no documento.

E acrescenta: “Fora das horas de ponta é o inverso, só 2% passa abaixo dos 60 km/hora e os restantes a 40% acima dos 80 km/hora”. “Com os radares a manterem a velocidade constante, esta apenas sobe 1%”, sublinha o parecer do ACP. E conclui que: “O nível de congestionamento vai ficar praticamente igual com um custo elevadíssimo”.

12 intervenções para chegar a 20%

O ACP sublinha ainda que o projecto carece de vários pressupostos “para que possa ser realizado sem prejudicar severamente a mobilidade e a segurança das pessoas”. De seguida, elenca uma série de 12 intervenções necessárias nas rodovias da cidade e sem as quais não se conseguirá reduzir o trânsito na 2ª Circular em 20%, como promete a autarquia.

“Sem estas obras (…) é impossível reduzir em 20% o tráfego que hoje circula na 2ª Circular”, refere o ACP.

Por fim, é ainda apontado como um “erro grave” ao estudo da Câmara de Lisboa por não considerar o aumento de tráfego associado ao crescimento de passageiros no aeroporto da Portela (atingiu os 20 milhões de euros) e o aumento do número de trabalhadores (mais quatro mil).

Comentários
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  • vitor lopes
    02 fev, 2016 sacavem . primeira loja pirtimao 05:53
    Quem quer fazer estas alterações. Só pode ser uma pessoa que está fora do seu juízo. Se a A1 entrada de Lisboa já fica congestionada até santa iria . Com este modelo . As viaturas da vasco da gama que seguen para a segundas circular Desvuadas para o tunel di grilo vsi ser bonito as vias da expo via moscsvide csbo ruivo irá passar a uma loucura. Gente de bom senso tirava tudo da circular bombas de gasolina centros de comida. Alargava era a circular com mais acessos da cidade para a via mas não o inverso. .um rio só se torna uma boa via se nao tiver ilhas no meio. É o que wuerem fazer colocar ilhas na segunda circular . Madrid tem 2 vi ás como esta com o dobro de kilometros a primeira vez que lá passei tinha 3 vias . Agora tem 6 para cads lado Na primeira que circula Madrid tem 4 vezes mais saídas wue entradas na cidade vao lá so menos para aprender
  • E. Pereira
    29 jan, 2016 efpereira@gmail.com 09:48
    Para onde se vai deslocar o trânsito? melhora-se o ambiente na zona e piora-se em duplicado nas outras? Pensem bem! Isto não pode ser uma medida de cariz político ou pessoal.
  • Isabel Gonzalez
    28 jan, 2016 Telheiras 17:31
    Subscrevo literalmente o parecer da ACP. E ainda a abolição de portagens caríssimas na Crell, pois no tempo em que não se pagou a 2ª circular melhorou totalmente.
  • Angela
    28 jan, 2016 Lisboa 17:14
    Será que ninguém percebe que a 2ª circular e outras zonas de Lisboa (7 Rios, Saldanha, etc.) vão ser requalificadas, e à pressa, para dar dinheiro a ganhar às construtoras e aos governantes do PS? Depois e, mais uma vez, somos nós, os contribuintes, a pagar todas estas despesas com mais impostos e com mais subidas no valor dos combustíveis. O dinheiro que se irá gastar nestas requalificações deveria servir para arranjar as estradas de Lisboa que estão miseráveis, todas esburacadas, remendadas, desniveladas e com pedaços de alcatrão arrebanhado e mal colocado, especialmente junto às tampas coletoras. Este dinheiro seria também muito bem empregue na construção de mais espaços verdes, na recuperação de vários estacionamentos organizados e até low cost (criar Protocolos entre a Emel/outras entidades e a Carris/Metro com tarifas diárias e mensais reduzidas) para que as pessoas, ao deslocarem-se para o trabalho, possam deixar os seus carros estacionados de forma confortável e possam seguir viagem, dentro da cidade, nos transportes públicos (também temos de nos educar neste sentido). Parte deste dinheiro deveria também servir para criar alternativas e/ou reformular as redes de transportes públicos, por forma, a que os seus utilizadores perdessem o menos tempo possível nas paragens/estações e chegassem rapidamente ao seu ponto de destino. Apliquem bem o nosso dinheiro e deixem-se de oportunismos…
  • Joca
    28 jan, 2016 Oeiras 17:00
    Também subscrevo por baixo a abolição das portagens da CRELL que deve ser um complemento para o desanuviamento da nova 2ª circular.
  • José Moura
    28 jan, 2016 Amadora 16:56
    Mas que novidade, a deste carlos...Quem é o presidente do Acp...carlos barbosa. Deve pensar que nos esquecemos que as "feiras" do Continente, em Lisboa, eram um desastre...as corridas dos automóveis no centro do Porto eram uma benção (não é este idiota que tem um filho corredor de automóveis? não é este indivíduo (boa promoção) que consegui pôr a revista do ACP a fazer publicidade a bebidas alcoólicas?
  • Alberto Sousa
    28 jan, 2016 Portugal 16:41
    Não tenho grande opinião sobre o assunto porque poucas vezes vou a Lisboa, mas deixo uma pergunta; com as enormes dívidas que tem a CML não seria mais útil alocar esse dinheiro (dessas obras) para amortizar dívida e assim poupar muitos euros nos juros que poderiam servir para ajudar os cada vez mais necessitados que proliferam na capital? E até tapar os intermináveis buracos que vejo nas estradas de Lisboa? Sei que não dá tantos votos mas de certeza que seria mais útil.
  • ao pedro lopes
    28 jan, 2016 lx 16:31
    Devem ser abolidas as portagens nas CREL e na CRIL!...Estas é que são as verdadeiras circulares de Lisboa! O que refere em termos de congestionamento também se passa com a actual 2ª "circular", que de circular nada tem!...nem nunca teve! Sempre foi uma radial!
  • Arrasadora
    28 jan, 2016 port 16:26
    É a forma como o ACP trata deste assunto!...e a cobertura jornalistica que lhe dão!
  • Joca
    28 jan, 2016 Oeiras 16:19
    Se fossem levados em conta os pareceres dos responsáveis do ACP Lisboa não passaria duma cidade terceiro-mundista. Para o ACP só existem carros e asfalto e similares. Ambiente, e qualidade de vida só para dentro do automóvel. Presidente da Câmara faça ouvidos moucos e avance. Os nossos filhos e netos saberão reconhecer o seu trabalho.

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