Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal vai enviar 50 elementos da força especial de bombeiros para a Grécia

24 jul, 2018 - 11:06

Anuncio feito pelo Ministro da Administração Interna, que recusa discutir o custo da ajuda.

A+ / A-

Portugal vai enviar 50 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) para ajudar no combate às chamas na Grécia. Força de combate às chamas parte entre hoje e quarta-feira.

Portugal vai disponibilizar apoio terrestre, tal como a Grécia solicitou ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Em declarações aos jornalistas na partida dos meios para a Suécia, Eduardo Cabrita anunciou que, em diálogo com as autoridades gregas, Portugal decidiu ajudar no combate aos fortes incêndios quer assolam este país.

Questionado sobre os possíveis custos que a ajuda à Suécia e à Grécia teriam para os contribuintes, o ministro da Administração interna respondeu que "este não é o momento para colocar isso em questão".

A Força Especial de Bombeiros (FEB) é uma força da proteção civil disciplinada e referenciada, reconhecida pela eficácia das suas intervenções, essencialmente no âmbito de missões de proteção e socorro. Compete a esta "força especial" responder com elevado grau de prontidão às solicitações de emergência e de prevenção e combate em cenários de incêndio.

Os fogos que lavram na Grécia causaram pelo menos 60 mortos e 172 feridos, alguns em estado crítico, de acordo com os últimos dados da Proteção Civil grega e o Governo de Alexis Tsipras pediu ajuda internacional na noite de segunda-feira, tendo já alguns países respondido com meios de apoio.

Além dos dois aviões que partem para a Suécia, a Força Aérea Portuguesa disponibiliza também um voo de apoio (C295), que transportará cerca de 700 quilos de equipamentos para apoio à operação dos meios aéreos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+