Fogos na Grécia fazem mais de 60 mortos. Há centenas de feridos e casas destruídas às portas de Atenas

23 jul, 2018 - 19:47

O fogo está a ameaçar a capital Atenas. Primeiro-ministro cancelou uma visita à Bósnia e vai regressar ao país. As chamas destruíram 200 casas e dezenas de viaturas, na zona de Atenas. O Governo já pediu ajuda à União Europeia.

A+ / A-
As imagens do incêndio devastador na Grécia. “Foi como um inferno”
As imagens do incêndio devastador na Grécia. “Foi como um inferno”

Veja também:


Os fogos que lavram na Grécia, alguns perto da capital, Atenas, provocaram, mais de 60 mortos e fizeram mais de 170 feridos, alguns em estado crítico, segundo o mais recente balanço das autoridades.

A actualização do número de mortos foi feita pelo presidente da câmara de Rafina, Evangelos Bournous. "Já ultrapassou as 60 vítimas e continurá a aumentar", disse o autarca à imprensa grega.

Desde o início desta terça-feira que o número não para de crescer. O maior aumento aconteceu quando a Cruz Vermelha anunciou ter encontrado 26 corpos num "resort", na cidade de Mati. Antes disso, a guarda costeira grega tinha recuperado quatro corpos no mar, a uma curta distância dos incêndios.

Dos 156 feridos até agora identificados, 11 estão em estado crítico. Teme-se que o número de mortes venha a aumentar, já que as autoridades continuam a receber chamadas a alertar para o desaparecimento de pessoas.

Entre os feridos estão pelo menos 16 crianças. Acredita-se que uma das vítimas mais jovens era um bebê de seis meses, que morreu de inalação de fumo.

"Temos uma catástrofe na parte oriental de Atenas. Uma cidade chamada Mati, simplesmente, desapareceu do mapa. Já não existe", conta Nikolau Hidiriglou, jornalista grego, em declarações à Renascença.

Na manhã desta terça-feira, algumas partes de Mati ainda ardiam. O quadro trágico mostra carros incendiados, estacionados perto de condomínios fechados totalmente destruídos.

“Tivemos um problema muito grave num restaurante que estava cheio e ficou cercado pelas chamas. As pessoas saltaram para a água para se salvar. Estas pessoas só saíram de lá com a ajuda da Marinha e da guarda costeira”, acrescenta o jornalista grego.

Os incêndios devastaram casas, destruíram viaturas e obrigaram a diversas evacuações, com as autoridades a declararem o estado de emergência e a pedirem ajuda europeia.

Um dos incêndios, a cerca de 50 quilómetros de Atenas, obrigou à evacuação de três localidades, reduzindo a cinzas dezenas de casas e causando o encerramento ao tráfego durante dezassete quilómetros da autoestrada de Olímpia, que liga a capital a Peloponeso.

Cercadas pelas chamas, foram centenas as pessoas que fugiram para a praia. No total, a guarda costeira e outras embarcações resgataram 696 presas na praia.

Autoridades resgataram 19 pessoas que tentaram escapar de barco às chamas. De acordo com a BBC, um grupo de dez turistas que fugiu das chamas de barco está desaparecido.

Centenas de bombeiros continuam a tentar controlar os grandes incêndios que assolam a Grécia desde o início da tarde de segunda-feira, mas os trabalhos estão a ser dificultados por ventos fortes.

“Está muito mau por causa do vento, com temperaturas muito altas. Temos mais de 200 casas queimadas. O Estado não está capaz de controlar isto, até agora. A parte oriental de Ática está numa situação de emergência. Fica ao lado de Atenas, a zona principal da Grécia em termos de população.”

O jornalista diz que o Governo não estava preparado para enfrentar uma situação assim. “É óbvio que precisamos de mais aviões, mas, com esta crise económica, o Estado... Muita gente ficou isolada, pessoas que tentaram salvar as casas”, conta Nikolau Hidiriglou.

O jornalista lamenta que o país não tenha aprendido ainda a preparar-se, até porque ainda o ano passado enfrentou incêndios violentos e em 2007 chegaram mesmo a morrer pessoas.

Apesar da visibilidade estar comprometida, com o fumo e a cinza, o combate às chamas tem sido apoiado por meios aéreos, além de veículos e várias corporações. "Os bombeiros estão há mais de 20 horas no local. Temos uma nova classe de heróis na Grécia. Se podemos falar de heróis da época moderna são os bombeiros", acrescenta ainda Hidiriglou.

Grécia pede ajuda à Europa

O Governo da Grécia lançou um pedido de ajuda à União Europeia por causa dos grandes incêndios florestais que já provocaram vítimas e destruíram cerca de 200 habitações.

Chipre e Espanha já ofereceram assistência. Portugal também já anunciou que enviará 50 elementos da força especial de bombeiros para ajudar no combate às chamas.

Os incêndios obrigaram também ao corte de uma das rodovias mais movimentadas do país, interromperam ligações ferroviárias e estão a encher o céu da capital de fumo.

"Faremos tudo o que for humanamente possível para controlá-lo", disse o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, durante uma visita oficial à Bósnia. "Estou preocupado com os surtos simultâneos de leste e oeste de Ática", disse o chefe do Governo.

"É uma noite difícil para a Grécia", acrescentou. O primeiro-ministro interrompeu a visita à Bósnia para regressar ao país.

Já o ministro da Administração Interna (Ordem Pública), Nikos Toskas, pediu cautela aos cidadãos e sugeriu que os incêndios podem ter sido provocados.

Não há portugueses entre as vítimas

Não há noticia de portugueses entre as vitimas destes incêndios na Grécia nem de pedidos de ajuda por parte de turistas nacionais.

A informação foi confirmada à Renascença tanto pela embaixada em Atenas como pela secretaria de Estado das Comunidades.

[notícia atualizada às 10h49 - número de mortos sobe de 50 para mais de 60]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    24 jul, 2018 aveiro 17:22
    Cada vez mais estou convicto, que modificações climáticas conjugadas com desleixo e terrorismo incendiário ; vão ser o maior problema que a "Europa" terá que enfrentar e está a enfrentar. Pode haver temperaturas muito elevadas e fora de normal, em áreas geográficas que nunca esperava-mos ter, mas mesmo com essas temperaturas , sem actos de ignição negligentes ou criminosos, não haveria fogos . O que se passa actualmente em termos de incêndios de grandes proporções, estão no meu ver ligados a uma nova forma de "Terrorismo" organizado !........ de origem "Fanática, Politica ou puramente Social". Sendo essas as causas, as Policias de Investigação tem um árduo trabalho por a frente .
  • Jorge
    24 jul, 2018 Seixal 17:15
    Para além dos 50 sapadores de bombeiros, enviem também para a Grécia os expert que todos os dias durante meses a fio, passaram pelas televisões a dar palpites e a desgastar a imagem do governo, da proteção civil e alguns autarcas. Com a sabedoria destes cérebros a Grécia fica a salvo de sofrer uma nova calamidade.
  • JOAQUIM S.F. SANTOS
    24 jul, 2018 TOJAL 12:02
    Roguem aos deuses gregos. Os deuses que a Europa elegeu para seus patronos, para que eles os venham salvar!
  • Kristalidades
    24 jul, 2018 Lisboa 10:14
    A Kristas já pediu a demissão do governo? E já mandou os seus boys sapadores? Ou já está a banhos?

Destaques V+