Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autárquicas. Isaltino Morais vai recorrer e questiona imparcialidade do juiz

08 ago, 2017 - 21:45

Candidato a Oeiras garante que cumpriu a lei. Fala em "disparidade de critérios" e não quer acreditar que o juiz esteja a favorecer o adversário, por razões familiares ou afectivas.

A+ / A-

Veja também:


Isaltino Morais garante que “respeitou escrupulosamente a lei ao mais ínfimo pormenor” e vai recorrer da decisão do tribunal, que esta terça-feira rejeitou a candidatura à Câmara de Oeiras.

Ao longo do processo de recolha de assinaturas os elementos da sua campanha tiveram sempre presente a lista de candidatos para que todos os proponentes a conhecessem, disse Isaltino Morais, em conferência de imprensa.

A decisão do tribunal representa "um absoluto desrespeito pelos milhares de cidadãos que subscreveram a candidatura" do Movimento Independente Isaltino - Inovar Oeiras de Volta, lamenta.

Nestas declarações aos jornalistas, o ex-autarca estranha que o mesmo juiz tenha aprovado a candidatura de Paulo Vistas, o actual presidente da Câmara de Oeiras, que "recolheu assinaturas sem ter presente listas de candidatos", e fala em "disparidade de critérios".

"Estranhamos que esta candidatura seja rejeitada cumprindo nós escrupulosamente a lei e sabendo também que a candidatura do grupo de cidadãos Paulo Vistas - Oeiras Mais à Frente recolheu assinaturas sem ter presente as listas de candidatos".

"Não queremos crer que esta rejeição possa ter sido influenciada por relações de amizade ou familiares que ligam o senhor juiz Nuno Cardoso ao candidato Paulo Vistas", afirmou Isaltino Morais. "Julgo que o actual presidente da Câmara é padrinho de casamento do juiz", assinalou.

O candidato vai apresentar uma "reclamação de uma decisão injusta, grave e claramente ilegal, admitindo que o magistrado saberá julgar com imparcialidade estas questões".

"Queremos acreditar que Portugal é um Estado de Direito", sublinhou Isaltino Morais.

Nuno Cardoso foi o mesmo magistrado que em 2013 travou a candidatura de Isaltino Morais por estar em curso uma pena de prisão decretada ao ex-autarca.

Questionado pelos jornalistas, Isaltino Morais deu conta da relação de parentesco entre o juiz e o candidato da oposição Paulo Vistas e defende que o magistrado devia ter pedido escusa.

Sobre uma possível queixa ao Conselho Nacional de Magistratura sobre a alegada incompatibilidade do juiz Nuno Cardoso, o candidato à Câmara de Oeiras disse que irá analisar a situação.

Paulo Vistas, que foi braço direito de Isaltino Morais na Câmara de Oeiras, candidatou-se como independente nas últimas autárquicas e ganhou.

O Tribunal de Oeiras rejeitou a candidatura de Isaltino Morais à Câmara de Oeiras por considerar que as assinaturas que foram apresentadas pelo seu movimento não estão devidamente identificadas.

Tudo se passou “como se de uma subscrição em branco se tratasse”, lê-se na decisão do tribunal a que a Renascença teve acesso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao manuel santos
    10 ago, 2017 Lis 08:21
    O que é que a esquerda tem a ver com isto? Anda mal informado ou a ler pasquins manhosos! Cure-se!
  • fanã
    09 ago, 2017 aveiro 17:43
    O que mais me revolta e envergonha neste País, é o facto que para certos cargos tem de se dar prova de uma idoneidade sem mancha . Mas qualquer vigário e corrupto, que ainda para mais foi condenado pode candidatar-se a um cargo Público . Até o José Sócrates poderia candidatar-se a Presidência da República em situação de suspeito e investigado . Por isso e muito mais, Portugal é o que é , (um paraíso para criminosos)...................Ámen !
  • Mário Guimarães
    09 ago, 2017 Lisboa 12:35
    A verdade é que quem não tem vergonha são as pessoas que votam em quem já provou não ser sério . Um Povo burro que tem 5 Canais de televisão à mesma hora a dar futebol só pode ser um Povo doente e que já não tem salvação. Portugal está terminal o resto vai ser queimado pelos incendiários .Os estrangeiros ficam cá e os portugueses emigram para criados dos outros porque não têm capacidade alguma.
  • Otário
    09 ago, 2017 11:16
    Isto quer dizer mais uma vez que A CLASSE POLITICA DEVERIA CHAMAR-SE "CLASSE DE LIXO" pois é possivel que o BANDIDO AINDA CONSIGA PÔR O Juiz de cana. Como é possivel dar protagonismo a esta gentalha que depois de roubar ainda tem a lata de questionar o Juiz. TANTA CARA DE PAU que existe neste País e todos eles "coitados sem culpa nenhuma AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH CAMBADA DE LADRÕES
  • Manuel Santos
    09 ago, 2017 Gondomar 10:02
    Mário Soares já foi preso. Isaltino já foi preso. Embora seja tudo farinha do mesmo saco, acho que se um cidadão cumpriu a pena então não deve ser mais castigado por isso. Isso era a mesma coisa que impedir um ex-recluso de ter emprego e viver normalmente o resto da vida, não está certo. Isto tresanda a favores do juiz e mais uma vez vem reforçar a ideia que a esquerda só sabe ganhar na secretaria.
  • Mais Um
    09 ago, 2017 09:21
    Como já nada me admira. Não consigo perceber como é possível permitirem que depois de se saber o que as pessoas são, (CORRUPTAS, VIGARISTAS, ALDRABÕES E NALGUNS CASOS LADRÕES) deixar que essas pessoas se candidatem novamente, que MER.A de País é este em que eu vivo e PAGO E PAGO E PAGO, E SOU ROUBADO TODOS OS DIAS É A ESTA MER.A QUE DIZEM SER democracia, ENTÃO METAM A democracia no CÚ Este individuo e outros como ele que NÃO TÊM VERGONHA NA CARA nem da PRISÃO deviam sair pois quem faz o que ele fez (ROUBAR) volta a fazer o mesmo. NUNCA se devia permitir que estes bandalhos se voltassem a candidatar. É PRECISO TER CARA DE PAU, E NÃO TER NENHUMA VERGONHA NA CARA.
  • País das cunhas
    09 ago, 2017 Lis 09:02
    E dos padrinhos! Se for verdade, não é de espantar!...Mas com tantos movimentos "independentes" em Oeiras talvez seja melhor votar nas forças politicas partidárias! Pelo menos já sabemos que não são independentes!...não somos enganados!
  • Macela
    09 ago, 2017 Porto 07:58
    Visão e lata são coisas que não faltam a este figurão. O recurso faz parte da estratégia: com efeito falta pouco mais de mês e meio para as eleições, ora se o resultado do recurso não vier antes disso, I.M. continuará alegremente na corrida e depois logo se vê. Entretanto vai-se mantendo na ribalta canalizando para si a atenção dos media. Poucos são os que resistem incólumes à perda do poleiro. Ter tido poder e perdê-lo, é do caraças. É dos livros.
  • luisa
    09 ago, 2017 distrito de lisboa 06:37
    Tenho cá para mim, que o Dr. Isaltino Morais já proferiu a seguinte frase, a propósito do seu "filho" dilecto, Paulo Vistas: "TAMBÉM TU BRUTUS, FILHO MEU?!!
  • Oliveira
    09 ago, 2017 Sintra 06:09
    Se ganhar alguma coisa vai mal na população de Oeiras.

Destaques V+