Francisco Sarsfield Cabral

Falar e fazer

13 fev, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

Apesar de lançar apelos a favor de um acordo sobre o clima, Obama nada tem feito em prol do ambiente. Deveria ser o primeiro a ouvir-se.

Os políticos falam muito, mas agem menos. Às vezes, falar, ou mesmo redigir leis (que depois não são aplicadas), é uma maneira de disfarçar a falta de acções concretas. Acontece muito por cá, mas não é um exclusivo português.

Por ocasião da visita do Presidente da República de França aos Estados Unidos, Hollande e Obama lançaram um apelo a favor de um acordo sobre o clima, em particular quanto ao combate às variações climáticas.

Com o presente inverno a trazer situações meteorológicas complicadas na Europa, na América do Norte e até na China, já se torna difícil acreditar que tudo normal com o clima (mas muitos americanos do Partido Republicano ainda pensam assim). Daí o apelo dos dois presidentes.

Só que Obama até agora pouco ou nada fez para travar a degradação do clima (Hollande tem aí menos peso, naturalmente). No seu primeiro mandato, esta área não foi de todo prioritária para o presidente americano; e no segundo, já lá vai mais de um ano, não se perspectiva nada do lado dos EUA.

O apelo de Obama deve ser dirigido em primeiro lugar ao próprio Obama.