Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro anuncia Capital Portuguesa da Cultura a partir de 2024

07 dez, 2022 - 16:36 • Maria João Costa , com redação

Braga, Ponta Delgada e Aveiro serão as primeiras capitais portuguesas da Cultura.

A+ / A-

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou esta quarta-feira a criação da Capital Portuguesa da Cultura, iniciativa que vai arrancar em 2024.

Pedro Adão e Silva avançou a notícia na cerimónia onde foi revelado que Évora é a cidade portuguesa escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2027.

“Criaremos a figura da Capital Portuguesa da Cultura em 2024, 2025 e 2026. Serão as três cidades que não foram escolhidas hoje. É um repto para as autarquias, cidades e privados”, afirmou o ministro da Cultura, durante o evento realizado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Braga, Ponta Delgada e Aveiro serão, assim, Capital Portuguesa da Cultura nos próximos anos. A ordem ainda será decidida em conjunto pelas três cidades, explicou o ministro da Cultura.

“O Governo decidiu apoiar com dois milhões de euros a Capital Portuguesa de Cultura que se repetirá nos próximos três anos”, sublinhou o ministro da Cultura.

Esta decisão é, de acordo com Pedro Adão e Silva, “um reconhecimento merecido do trabalho feito, mas também uma aposta no futuro”.

“Em 2027 não teremos Capital Portuguesa da Cultura, porque haverá Capital Europeia da Cultura em Portugal, mas em 2028, com concurso aberto, haverá uma quinta cidade”, adiantou.

Aos jornalistas no final da cerimónia, o titular da pasta da Cultura explicou que esta Capital Portuguesa da Cultura serve a “ideia de reconhecer a importância da cultura para o território, para o desenvolvimento económico, para a transformação da identidade e da imagem dos concelhos que serão Capital Portuguesa da Cultura, porque a cultura tem mesmo um potencial transformador que deixa um legado”.

O ministro repesca assim uma ideia lançada por um antecessor. Manuel Maria Carrilho lançou durante o Governo de António Guterres a ideia da Capital Nacional da Cultura que só veio a ser concretizada mais tarde, já num executivo PSD, em Faro e em Coimbra.

Quanto a 2028, depois da Capital Europeia da Cultura em Évora, o ministro da Cultura indicou que haverá de novo uma Capital Portuguesa da Cultura. Sem especificar quando será aberto o concurso, Adão e Silva disse apenas que “haverá uma quinta cidade” em 2028.

[notícia atualizada às 18h14]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+