Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Filme de DiCaprio sobre Pedrógão nos cinemas. “Queremos que a população se mexa”

11 nov, 2022 - 12:00 • Filipa Ribeiro

“From Devil's Breath” traz relatos do grande incêndio de 2017 e sobre o que ainda falta mudar em Pedrogão. Portugueses co-produtores do documentário dizem que situação está pior.

A+ / A-

O grande incêndio de Pedrógão vai estar em destaque nos cinemas, entre esta sexta-feira e o próximo domingo. No documentário “From Devil’s Breath”, em português “Sopro do Diabo”, realizado por Orlando von Einsiede e produzido por Leonardo DiCaprio vai ser contada toda a história da tragédia de 2017.

Durante a produção foram ouvidos relatos de várias testemunhas e acompanhado o esforço que está a ser feito para se alterar a paisagem de Pedrógão.

As personagens principais são os bombeiros e as vítimas do incêndio, que perderam filhos e ficaram com cicatrizes na pele e na memória.

Os jornalistas Tiago Carrasco e Catarina Fernandes Martins são dois portugueses que participaram na produção do documentário. À Renascença, o primeiro conta que “quando foi pensado o projeto a produtora tinha várias possibilidades em cima da mesa, incluindo os grandes incêndios que atingiram a Austrália que ocorreram entre 2019 e 2020, mas o que aconteceu em Pedrógão foi considerado como a história mais intensa e mais forte que conseguia passar a mensagem sobre a importância do combate às alterações climáticas, por ser um espaço geográfico muito curto com uma grande dimensão de tragédia”.

"O que se viu é um barril de pólvora"

Entre dezembro de 2019 e o início de 2020 foram gravadas imagens em Portugal, mas a realização e produção do filme foi feita entre Pedrógão e Londres.

A portuguesa Catarina Fernandes Martins, que ajudou nos trabalhos de seleção das testemunhas, recorda duas semanas intensas de gravações. “Muitas vezes chegava à sala da equipa que estava a fazer a tradução em simultâneo das entrevistas para o realizador, Orlando von Einsiede, e estavam todos em lágrimas.”

A jornalista sublinha que mais que recordar o que aconteceu, o documentário quer pensar no futuro e dar esperança sobre o que pode ser feito para precaver episódios semelhantes. Catarina Fernandes Martins diz que essa foi uma condição dos entrevistados.

Já Tiago Carrasco sublinha que o objetivo é "mexer e fazer com que as pessoas atuem contra este problema, que são as alterações climáticas". O co-produtor do filme confessa que o cenário encontrado pela a produção do documentário era “ainda pior que o de junho de 2017”.

“O que se viu é um barril de pólvora e a probabilidade de o episódio se voltar a repetir é debatido no documentário”, nota.

O trabalho quer mostrar a dimensão internacional da tragédia de Pedrógão, uma vez que as foi resultado em parte das alterações climáticas que atingem o mundo todo. “No filme queremos mostrar que não estamos sozinhos nisto”, acrescenta Catarina Fernandes Martins.

“From Devil’s Breath” começa a ser exibido em Portugal . De acordo com a agência Lusa a sessão desta sexta-feira, em Lisboa, no cinema Amoreiras vai incluir ainda um debate sobre as alterações climáticas com o deputado Miguel Costa do PS, a co-produtora Catarina Fernandes Martins e ainda com a responsável pelo programa de reflorestação de Pedrogão, Sofia Carmo, ela que é também uma das personagens.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+