Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Exposição

Agressões à arte só "geram repulsa", critica artista Olga Sinclair

08 nov, 2022 - 17:20 • Maria João Costa

A artista panamiana apresenta em Lisboa, na Casa da América Latina, a exposição “Cor e Esperança”. Em entrevista à Renascença, Olga Sinclair fala da necessidade de esperança depois da pandemia e critica os jovens que atentam contra a arte por causas ambientais

A+ / A-

Olga Sinclair recorre às palavras do cantor francês de origem arménia Charles Aznavour para lembrar que “a função do artista na sociedade é ser o farmacêutico das almas”. A artista que nasceu no Panamá apresenta agora em Lisboa, na Casa da América Latina, a exposição “Cor e Esperança”.

A mostra é espelho dos fármacos artísticos que usa para criar. Em entrevista à Renascença, a artista explica que, no seu entender, “a arte salva as almas” e “tem o poder maior”.

Questionada sobre os jovens que, em defesa da causa ambiental, têm atentado contra obras em museus um pouco por todo o mundo, Olga Sinclair é crítica.

“O poder da arte é tão incomensurável que fez com que estes jovens, que agora estão a atirar latas de tomate contra os Van Gogh, procurassem um ícone da Humanidade poderoso para chamar a atenção”, diz a artista.

“Mas se o agrides, como estão a fazer estes jovens destes movimentos sobre o petróleo, o que gera é repulsa”, acrescenta Olga Sinclair.

Filha do artista Alfredo Sinclair, esta panamiana de 65 anos é da opinião que “a arte é um património da Humanidade” e que, através dela, há “uma sociedade mais equilibrada, onde o ser humano eleva os seus sentimentos ao ouvir música, o Bel Canto, a ópera, a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura”.

Este poder transformador de que Olga Sinclair fala nasce da sua própria história de vida. Ela criou, há 13 anos, uma fundação com o seu nome que aposta em promover o talento artístico das crianças, no Panamá.

“Criei a fundação como agradecimento à vida e às oportunidades que me deu. O meu pai triunfou enquanto artista e pintor, veio de um lugar bastante humilde em termos económicos, muito simples, e isso levou-me a pensar em tantos jovens e crianças imersas na pobreza, na emigração que não têm esperança em nada. Eu digo, se venho deste lugar, o meu pai triunfou e eu também triunfei, vivi da minha pintura, quantos serão os jovens com talento e ninguém os descobre?”, reflete Olga Sinclair.

No entender desta criadora, cuja obra está pode ser vista em Lisboa com entrada gratuita, até 9 de janeiro, “qualquer pessoa com êxito, um pintor, um artista, um empresário tem de ter consciência social”. Segundo Olga Sinclair, “há muita gente com necessidade e há que partilhar os talentos”.

Apostada em promover os mais jovens talentos, Olga Sinclair entrou para o livro do Guiness quando, em 2014, a propósito dos 100 anos do Canal do Panamá, juntou 5.084 crianças a pintar ao mesmo tempo durante três minutos.

A pintura que é a sua expressão artística privilegiada pode ser apreciada na mostra que traz a Lisboa carregada de “Cor e Esperança”. Nas telas com tons amarelo, azul, verde e roxo está o seu sentido de esperança.

“Falo da esperança que tem de ter o ser humano no mundo atual. Passámos uma pandemia, todos acreditamos que o mundo ia acabar, mas no final o mundo seguiu em frente. A esperança que temos de ter é ter uma atitude de luz e alegria, porque está comprovado que o confinamento provocou muitos problemas psicológicos a muita gente jovem e é uma coisa triste de enfrentar. Há que procurar na vida o seu lado positivo”, alerta Olga Sinclair nesta entrevista que pode ouvir no Ensaio Geral da Renascença.

Dentro ou fora dos museus, os ativistas prometem lutar pelo planeta
Dentro ou fora dos museus, os ativistas prometem lutar pelo planeta
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+