Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Telescópio James Webb registou novas imagens dos "Pilares da Criação"

19 out, 2022 - 18:55 • João Malheiro

A NASA detalha que as novas imagens permitem aos cientistas "contar com maior precisão o número de novas estrelas e a quantidade de gás e poeira na área".

A+ / A-

O telescópio James Webb registou novas imagens dos "Pilares da Criação", um conjunto de nuvens densas e frias de gás hidrogénio, a 6.500 anos luz da Terra.

O fenómeno recebeu este nome devido ao seu aspeto - que é semelhante a vários pilares - e à sua localização, marcada pelo nascimento de várias estrelas. As imagens podem também remeter para uma mão gigante no meio do Universo.

As imagens mais conhecidas, até hoje, dos "Pilares da Criação" eram os registos do telescópio Hubble, em 1995 e 2014.

Agora, o telescópio mais avançado, James Webb, capturou fotografias com maior qualidade e detalhe, que permitem ver estrelas além da poeira das nuvens de gás.

A NASA detalha que as novas imagens permitem aos cientistas "contar com maior precisão o número de novas estrelas e a quantidade de gás e poeira na área".

"Com o tempo, vão poder construir uma perceção mais clara de como as estrelas se formam a partir destas nuvens", lê-se no site oficial da agência espacial norte-americana.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+