Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Penafiel

Festival Escritaria dá vida à poesia de Ana Luísa Amaral

17 out, 2022 - 12:06 • Maria João Costa

Depois da morte de Ana Luísa Amaral em agosto, o festival Escritaria decidiu manter o programa do evento dedicado à poetisa. Até dia 23, a cidade de Penafiel volta a ser “contaminada” pela escrita. Arte de rua, exposições, teatro, música e conferências fazem o festival.

A+ / A-

Não é a primeira vez que o festival Escritaria acontece sem a presença do autor homenageado. Já tinha sucedido na primeira edição com Urbano Tavares Rodrigues e com Agustina Bessa-Luís, mas por doença. Agora a situação repete-se, mas porque a homenageada morreu a dois meses do evento.

“A circunstância nunca tinha acontecido”, explica o presidente da autarquia de Penafiel. Antonino de Sousa diz, em entrevista à Renascença, que decidiram, no entanto, manter a programação dedicada a Ana Luísa Amaral, que faleceu em agosto.

A décima quarta edição é nas palavras do autarca, devido a esta circunstância, “diferente e mais emotiva”. Depois de no último ano o Escritaria ter sido em torno da obra do escritor cabo-verdiano Germano Almeida, este ano o cartaz apresenta um prisma de visões sobre a escrita de Ana Luísa Amaral.

Até dia 23 o festival “mantém a essência”, explica o autarca que fala do “envolvimento de toda a comunidade, espaços públicos, lojas e recantos da cidade”. Como em outras edições, a poesia de Ana Luísa Amaral estará “sempre presente”, refere Antonino de Sousa que dá como exemplos as ações de arte de rua, as exposições e as montras das lojas da cidade que recebem livros e frases da autora de “What’s in a Name”.

Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, Ana Luísa Amaral foi, além de poetisa, professora na Faculdade de Letras do Porto – cidade onde viveu. Com um doutoramento sobre a poetisa Emily Dickinson, a obra da autora será também alvo de um ciclo de conferências e diversas ações nas escolas do concelho.

Exemplo de uma dessas ações promovida pelo Escritaria visa o público mais novo. A Biblioteca Municipal acolhe uma “Hora do Conto – Histórias de uma menina inteligente, mas muito indisciplinada” que acontece dia 18 às 14h30 e repete nos dias seguintes.

Há depois momentos de “maior solenidade” como descreve o autarca, mais concentrados nos últimos dias do festival. Na sexta-feira, dia 21 será descerrada a frase e inaugurada a silhueta de Ana Luísa Amaral que assim se junta a anteriores homenageados. Será também apresentada a peça “A Tempestade” da autora numa encenação de Vitor Fernandes com o grupo Jangada Teatro.

No fim-de-semana de 22 e 23 decorrem no Museu Municipal, com transmissão em direto on-line, várias conferências. Pelas 16h30 a poetisa Filipa Leal junta-se à escritora Raquel Patriarca e à ensaísta Maria João Cantinho para falarem sobre a obra de Ana Luísa Amaral. A sessão será marcada por leituras de poemas da autora, nas vozes de Isaque Ferreira e Rui Spranger.

À noite, no sábado os poetas Fernando Pinto do Amaral e Luís Filipe Castro Mendes juntam-se para conversar em torno da poesia de Ana Luísa Amaral. No domingo, haverá pelas 15h30 no Museu Municipal uma conferência sobre a “Vida e obra de Ana Luísa Amaral” que vai por à conversa Joana Espain, Marinela Freitas e Teresa Carvalho, com a moderação do jornalista e escritor João Céu e Silva.

Questionado sobre o futuro do festival Escritaria, o autarca afirma que o evento é já “uma marca de Penafiel. Embora em 14 edições, tenha havido apenas três autores de origem africana – Mia Couto, Pepetela e Germano Almeida – Antonino de Sousa acrescenta que o Escritaria é também “cada vez mais” um festival “do mundo da lusofonia”.

O presidente da câmara de Penafiel diz que essa dimensão lusófona “está a ser tratada”, lembrando que na edição em que foi homenageado Germano Almeida esteve presente o ministro da Cultura de Cabo Verde que mostrou vontade de levar o festival além-fronteiras.

“Mais recentemente fomos solicitados por instituições angolanas para podermos partilhar com Angola um pouco o Escritaria”, conta Antonino de Sousa que fala do festival como “uma referência em todo o mundo lusófono”. Nas palavras do autarca esse é de resto “um grande objetivo deste festival”. Quanto à próxima edição diz: “mal termine a edição deste ano, começaremos a tratar da de 2023, porque este trabalho exige planeamento”.

Criado há 14 anos, o festival Escritaria já teve como convidados escritores como José Saramago, António Lobo Antunes, Lídia Jorge, Mário de Carvalho, Mário Cláudio, Pepetela, Manuel Alegre, entre outros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+