Tempo
|
A+ / A-

Presidente da República vai condecorar Paula Rego a título póstumo

10 jun, 2022 - 22:59 • Lusa

A pintora, uma das mais aclamadas e premiadas artistas portuguesas a nível internacional, morreu na quarta-feira, em Londres, aos 87 anos.

A+ / A-

O Presidente da República anunciou, esta sexta-feira, em Londres, que vai condecorar a título póstumo a pintora Paula Rego com o Grande Colar da Ordem de Camões, distinção que será formalmente entregue em Lisboa.

A pintora Paula Rego, uma das mais aclamadas e premiadas artistas portuguesas a nível internacional, morreu na manhã de quarta-feira, em Londres, aos 87 anos. O Governo decidiu nesse mesmo dia decretar um Dia de Luto Nacional.

No início do discurso que proferiu perante a comunidade portuguesa do Reino Unido, no âmbito das comemorações do 10 de Junho, em Londres, Marcelo Rebelo de Sousa pediu um minuto de silêncio em memória da pintora.

"Uma senhora que projetou o país no mundo e que repartiu a sua vida entre Portugal e o Reino Unido", disse.

Cumprido o minuto de silêncio, o Presidente da República anunciou, então, que decidiu condecorar Paula Rego, a título póstumo, com o Grande Colar da Ordem de Camões, distinção destinada a personalidades do meio cultural e que será formalmente entregue em Lisboa.

Depois, Marcelo Rebelo de Sousa chamou ao palco os dois filhos de Paula Rego presentes na receção à comunidade portuguesa do Reino Unido.

Os dois filhos de Paula Rego receberam uma prolongada salva de palmas por parte das muitas centenas de pessoas presentes nesta receção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • eu
    13 jun, 2022 kisboa 10:24
    Uma pró-aborto — uma criminosa — com tantas homenagens. Nem parece a RR. Claro que a RR não é cristã.

Destaques V+