Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

10 de Junho

Marcelo elogia portugueses no Reino Unido. "Cada um de vós é um embaixador de Portugal"

10 jun, 2022 - 21:04 • António Fernandes com Redação

"As alianças são construídas dia a dia", diz o Presidente da República, que visitou a comunidade portuguesa em Londres, capital inglesa, no âmbito das comemorações do 10 de Junho.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa enaltece o papel da comunidade portuguesa no Reino Unido para a saúde de uma das mais antigas alianças do mundo.

Em discurso em Londres, esta sexta-feira, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Presidente da República frisa a relevância do trabalho da comunidade lusa no fortalecimento da aliança entre Portugal e Inglaterra.

"As alianças só duram porque há quem como vós, todos os dias, construa essa aliança. As alianças são construídas dia a dia. Nós temos um grande embaixador aqui no Reino Unido, mas cada um de vós é um embaixador ou uma embaixadora de Portugal, dos melhores dos melhores", diz.

Marcelo destacou a forte presença na cerimónia de portugueses, especialmente jovens, que lhe dedicaram uma prolongada ovação:

"É impressionante que em Londres tenhamos tantos portugueses da comunidade mais jovem que possuímos espalhada pelo mundo. (...) Vós estais em todos os domínios da vida e das áreas deste grande país nosso aliado há séculos, século e século, querido aliado que é o Reino Unido."

O Presidente realçou, ainda, a ação no Reino Unido de portugueses que são enfermeiros, professores, investigadores, quadros de gestão e economia. Uma jovem geração "ligada em rede à geração mais antiga".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+