Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia inspira nova música de Pedro Abrunhosa

09 mar, 2022 - 12:21 • Maria João Costa

"Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura" é a música que Pedro Abrunhosa está a lançar. A canção composta em apenas duas horas não é alheia à guerra na Europa. O músico diz que é a sua forma de agir.

A+ / A-

É uma música que, segundo Pedro Abrunhosa, “fala da incrível resistência dos cidadãos, dirigentes e militares ucranianos” e “fala da esperança”. “Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura" foi escrita em apenas duas horas e está a ser estreada nesta quarta-feira.

Em comunicado, a Universal Music Portugal refere que esta é uma “canção despida para tempos difíceis”. De acordo com o seu autor, compor foi a “a forma” que encontrou para se “salvar”, porque, admite, se sente “incapaz para ir agir no terreno”.

Desde sempre escrevendo canções, Abrunhosa assumiu posições políticas e causas. O músico do Porto explica que “a guerra na Europa não foi estranha ao processo” criativo.

“À barbárie devemos contrapor a arte. Nunca no nosso tempo a ‘inutilidade’ desta se revelou tão útil. É através dela que, no silêncio, expulsamos a dor que é, simultaneamente, individual e coletiva”, refere Pedro Abrunhosa.

A brutal agressão da Ucrânia por Putin tem gerado uma indescritível dor real, palpável, em milhões de seres humanos. A morte é o mote selvagem deste ditador bárbaro. O povo ucraniano e o povo o russo sofrem o que nenhuma geração, nenhum território, jamais pensou vir a testemunhar de novo”, critica o músico.

O tema que canta ao piano, “Que O Amor Te Salve Desta Noite Escura”, diz que “não fala da guerra”, mas sim dessa capacidade de resistência de todos os ucranianos e tenta projetar “esperança”, indica o músico, que conclui: “É desta fibra que se forja um país”.

A música agora disponível na internet será estreada nos próximos concertos que juntarão Pedro Abrunhosa com a Orquestra Clássica do Sul & Comité Caviar e a artista Carolina Deslandes, como convidada especial.

A data de 11 de março no Super Bock Arena, no Porto, está já esgotada, mas há uma data extra, a 12 de março, para a qual ainda há bilhetes. Depois, Abrunhosa ruma ao Sul e atua no Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 25 de março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+