Tempo
|
A+ / A-

Dez temas competem pelos últimos lugares na final do Festival da Canção

07 mar, 2022 - 16:07

Os restantes cinco temas finalistas do Festival da Canção 2022, cujo vencedor será o representante de Portugal no 66.º Festival Eurovisão da Canção, em maio em Itália, são escolhidos hoje, na segunda semifinal do concurso.

A+ / A-

Os restantes cinco temas finalistas do Festival da Canção 2022, cujo vencedor será o representante de Portugal no 66.º Festival Eurovisão da Canção, em maio em Itália, são escolhidos esta segunda-feira, na segunda semifinal do concurso.

Na segunda semifinal, transmitida em direto na RTP1, a partir dos estúdios da estação pública em Lisboa, competem dez temas.

São eles, por ordem de apresentação: "Solta a voz e canta" (tema escrito e interpretado por Os Azeitonas), "Uma mensagem tua (Cubita), "Fome de viagem" (tema composto por Pedro Marques e interpretado por Inês Homem de Melo), "Ainda nos temos" (Syro), "Código 30" (Pepperoni Passion), "Corpo de Mulher (Agir/Milhanas), "Ao lado de mim" (PZ/O Vampiro Submarino), "Pontas Soltas" (Fábia Rebordão/Jonas), "Mar no fim" (Blacci) e "Dégrá.Dê" (DJ Marfox/Pongo e Tristany).

Destas canções, serão escolhidas as cinco que faltam para a final, marcada para 12 de março, também nos estúdios da RTP em Lisboa.

Na semifinal de hoje, além dos artistas em competição, atuam também Capitão Fausto, Lena D"Água, Samuel Úria, The Legendary Tigerman e Chanel Terrero, a representante de Espanha no Festival Eurovisão da Canção deste ano.

"Amanhã", "Why?", "Ginger Ale", "Como é bom esperar alguém" e "Saudade Saudade" foram as cinco canções apuradas, sábado à noite, na primeira semifinal do Festival da Canção.

"Amanhã", um tema composto por Tiago Nogueira e interpretado pelos Quatro e Meia, "Why?", de Aurea, "Ginger Ale", com letra e música de Joana Espadinha e interpretação de Diana Castro, "Como é bom esperar alguém", canção interpretada por FF, e "Saudade Saudade", da cantora e compositora Maro, compõem o conjunto das cinco primeiras finalistas do evento.

Dos 20 compositores participantes na edição deste ano, 16 foram convidados pela RTP e quatro (Pedro Marques, Pepperoni Passion, The Mister Driver e Tiago Nogueira (de Os Quatro e Meia) foram escolhidos através de concurso.

Nas semifinais, o peso das votações é repartido entre os espectadores e um júri, composto pelos cantores Dulce Pontes, Dino D"Santiago, Surma, Teresa Salgueiro e Tatanka, o ator Pedro Granger e o jornalista Miguel Cadete.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

Os temas a concurso já podem ser ouvidos no canal de Youtube do Festival da Canção.

A canção "Love is on my side", composta por Tatanka e interpretada pelos The Black Mamba, venceu no ano passado o Festival da Canção, tendo representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Roterdão, nos Países Baixos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+