Tempo
|
A+ / A-

Alfândega do Porto recebe exposição biográfica sobre Frida Kahlo

11 fev, 2022 - 15:15 • Maria João Costa

Abre a 10 de março no Porto, a exposição “Frida Kahlo, A Vida de um Ícone”. A mostra oferece ao visitante uma experiência imersiva e interativa em torno da vida e obra da artista mexicana. A exposição vai ser apresentada também em Lisboa a partir de 29 de setembro.

A+ / A-

Frida Kahlo dizia: “Eu sou minha única musa, o assunto que conheço melhor”. A sua obra onde muitas vezes se retratou vai estar em destaque na exposição “Frida Kahlo, A Vida de um Ícone” que abre a 10 de março na Alfândega do Porto e que, depois em setembro ruma a Lisboa.

A exposição apresenta-se como “um convite imersivo” para o público “conhecer ao pormenor a biografia da artista mexicana”. Em comunicado, a organização desta mostra a cargo dos promotores Magical Garden indica que a mostra recorre a “coleções de fotografias históricas, filmes originais, bem como instalações artísticas e música que reproduzem os momentos mais relevantes da vida de Frida Kahlo”.

“Frida Kahlo, A Vida de um ícone” é o resultado de uma parceria entra a Fundação Frida Kahlo Corporation, a galeria Ideal Barcelona, o estúdio criativo Layers of Reality e ateliê OCUBO. O mote, diz a organização “será dar a conhecer em estreia ao público português um trabalho produzido e exibido, em registo de biografia imersiva, que versa a travessia existencial da mais conhecida e talentosa de entre todas as artistas plásticas mexicanas”.

A visita tem a duração média de 1hora e 15 minutos com o percurso a começar na Sala da República, no primeiro piso da Alfândega do Porto. Da experiência imersiva fazem parte momentos de animações holográficas, vídeo mapping em esculturas e realidade virtual.

Artista autodidata que foi casada com o pintor mexicano Diego Rivera, Frida Kahlo era uma admiradora profunda do folclore mexicano. A vida da pintora que se tornou um ícone é também apresentada num “espetáculo audiovisual a 360º nas Furnas da Alfândega”, indica a organização que refere que “são 30 minutos de um banho de imersão digital”.

Feminista assumida, Frida Kahlo continua a ser hoje tida como um “exemplo de superação das adversidades graças à sua força, rebeldia e talento”, diz o comunicado que acrescenta que a artista era “reveladora de uma de uma personalidade única, muito à frente do seu tempo”.

A vida desta diva pode ser visitada no Porto de quarta a domingo, das 14h30 às 19h30. Depois a exposição segue para Lisboa onde vai estar a partir de 29 de setembro.

Os preços dos bilhetes variam entre os 10 e os 14 euros e em pack com as outras exposições situa-se entre os 14 e 19,5 euros. Há também preços especiais para grupos e escolas

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+