Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pregador do Papa Francisco ajuda a rezar num minuto

21 fev, 2024 - 21:15 • Aura Miguel

Na semana em que o Papa e seus colaboradores da Cúria estão em retiro quaresmal, quem navega nas redes sociais também pode fazer um mini-retiro guiado pela reflexão diária do pregador oficial do Papa.

A+ / A-

A ideia partiu do site Vatican News ao desafiar os seus seguidores: por que não rezar através das redes sociais? O cardeal Raniero Cantalamessa, pregador oficial do Papa Francisco, aceitou o desafio e, desde segunda-feira tem vindo a propor uma reflexão diária a partir de poucas palavras de Jesus, mas “capazes de dizer num minuto o suficiente para preencher um dia e até uma vida”, afirmou.

O pregador da Casa Pontifícia pediu aos seguidores que “mastiguem” essas palavras de Jesus durante todo o dia “como se fosse uma pastilha elástica da alma".

As seis reflexões terminam no próximo sábado e são divulgadas diariamente nas redes X, Facebook, Instagram e WhatsApp do Vatican News.

Na reflexão desta quarta-feira, a propósito da pergunta de Jesus à irmã de Lázaro "Tu crês?", Cantalamessa confronta os seguidores a enfrentar perguntas decisivas como "Quem sou? De onde venho? Para onde vou?" e lembra que a era eletrónica nos oferece uma imagem inédita da fé: a conexão com a internet.

“Abre a página do Google e ficas conectado! Todo o mundo virtual se abre diante de ti. Algo semelhante obtém-se com a fé. Sem fios, sem custos. Uma breve oração, um simples movimento do coração, um olhar para a imagem de Jesus que talvez tenhas diante de ti, sobre a mesa, e estás conectado! Conectado a um mundo não virtual, mas o único realmente real porque eterno, porque é o mundo de Deus!”, conclui D. Raniero Cantalamessa.

O franciscano, que o Papa Francisco fez cardeal em outubro de 2020, foi nomeado pregador da Casa Pontifícia pelo Papa São João Paulo II, em 1980, o que significa que é "a única pessoa autorizada a pregar ao Papa". Permaneceu nessa posição nos pontificados de Bento XVI e do Papa Francisco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+