A+ / A-

Papa felicita D. Américo Aguiar pela “proximidade pastoral”, “bom humor” e “alegria”

24 ago, 2023 - 12:30 • Olímpia Mairos

Francisco destaca o “carinho e entusiasmo da multidão incontável de jovens de idade e de espírito” e agradece a “dedicação na preparação e condução deste memorável evento eclesial”.

A+ / A-

O Papa Francisco escreveu uma carta ao presidente da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar, após a Jornada Mundial da Juventude 2023, realizada na capital portuguesa, agradecendo o “resultado alcançado”.

“Obrigado, D. Américo, pela tua ‘proximidade pastoral’ às pessoas, bem como pelo teu bom humor e alegria”, escreve o Papa.

Na carta, divulgada pelo Patriarcado de Lisboa, Francisco destaca o “carinho e entusiasmo daquela multidão incontável de jovens de idade e de espírito” e agradece a “dedicação na preparação e condução deste memorável evento eclesial”.

“As minhas felicitações pelo bom resultado alcançado”, lê-se na carta.

O Santo Padre assegura ao também presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia que “Deus saberá retribuir-te em abundância todo este trabalho que generosamente abraçaste, indo até para além do que se impunha”.

“Na verdade, não só não cedeste ao desânimo nem te assustaste ao empreender uma organização tão complexa como esta da JMJ, mas, por tua vez, ainda acrescentaste novos cuidados e preocupações: trazer, para me visitar, uma senhora idosa de 106 anos e uma jovem gravemente enferma, e fazer chegar, a fim de participarem na Missa, os familiares duma senhora recém-falecida”.

“Ao considerar o teu trabalho, vem-me à mente esta frase de São Tomás: «non coerceri a maximo, contineri tamen a minimo divinum est»”, que em tradução livre equivale a “não ser restringido pelo maior, mas ser restringido pelo menor é divino”, escreve o Papa.

O bispo auxiliar de Lisboa e presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença Multimédia, D. Américo Aguiar, foi nomeado cardeal, no dia 9 de julho pelo Papa Francisco.

O Sumo Pontífice convocou um consistório para 30 de setembro, para a nomeação de novos cardeais.

D. Américo Aguiar, de 49 anos, vai ser o quarto cardeal eleitor português num futuro Conclave, além de D. Tolentino Mendonça, D. Manuel Clemente e D. António Marto. Portugal tem ainda dois cardeais sem direito de voto por terem mais de 80 anos: D. José Saraiva Martins e D. Manuel Monteiro de Castro.

Leia aqui a carta na integra:

Venerado Irmão

D. AMÉRICO MANUEL ALVES AGUIAR

Bispo Auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023

Querido irmão,

de regresso a Roma da Jornada Mundial da Juventude, envolvido pelo carinho e entusiasmo daquela multidão incontável de jovens de idade e de espírito, quero mais uma vez agradecer a tua dedicação na preparação e condução deste memorável evento eclesial. As minhas felicitações pelo bom resultado alcançado.

Deus saberá retribuir-te em abundância todo este trabalho que generosamente abraçaste, indo até para além do que se impunha.

Na verdade, não só não cedeste ao desânimo nem te assustaste ao empreender uma organização tão complexa como esta da JMJ, mas, por tua vez, ainda acrescentaste novos cuidados e preocupações: trazer, para me visitar, uma senhora idosa de 106 anos e uma jovem gravemente enferma, e fazer chegar, a fim de participarem na Missa, os familiares duma senhora recém-falecida. Ao considerar o teu trabalho, vem-me à mente esta frase de São Tomás: «non coerceri a maximo, contineri tamen a minimo divinum est».

Obrigado, D. Américo, pela tua «proximidade pastoral» às pessoas, bem como pelo teu bom humor e alegria. Renovando o pedido de não te esqueceres de rezar por mim, asseguro-te a minha oração e Bênção.

Fraternalmente

Francisco

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    26 ago, 2023 Porto 09:07
    Boa notícia. Apressadamente e com a agulha da bússola bem afiada, que lhe sejam abreviados os momentos de tentação, a ele e a todos nós.
  • Olivia Pires
    25 ago, 2023 Lisboa 07:13
    Não tenho palavras para dizer tudo o que penso de D..Américo um Homem um ser humano um Cardeal tudo muito muito bom Deus Nosso Senhor o abençoe e proteja todos os dias da sua vida parabéns por ser como é e por tudo o que faz com tanto amor e carinho rezo por ele e por todos os Sacerdotes

Destaques V+