Tempo
|
A+ / A-

VHILS orgulhoso com convite do Papa Francisco, embora confesse ser agnóstico

22 jun, 2023 - 19:45 • Maria João Costa

O Papa Francisco recebe esta sexta-feira de manhã na Capela Sistina várias figuras da cultura, entre elas 7 criadores portugueses. Além do músico Pedro Abrunhosa, os escritores Gonçalo M. Tavares e José Luís Peixoto, os artistas Rui Chafes, Joana Vasconcelos e VHILS estão entre os convidados.

A+ / A-

É debaixo do teto da Capela Sistina, obra mestre de Michelangelo e de outros artistas do Renascimento, como Botticelli e Rafael, que o Papa Francisco recebe esta sexta-feira 200 figuras do mundo cultural. Entre elas, sete portugueses que foram convidados pelo Papa.

São artistas de todo o mundo, mas a maioria são de Itália. Entre os portugueses estão o músico Pedro Abrunhosa, os escritores Gonçalo M. Tavares e José Luís Peixoto, os artistas plásticos Rui Chafes, Joana Vasconcelos, VHILS e a arquiteta Marta Braga Rodrigues.

Em declarações à Renascença, Alexandre Farto - que assina as suas esculturas com o nome VHILS - diz-se “muito orgulhoso” e “sentido com este convite por parte do Papa Francisco”.

O criador, cujo trabalho está agora patente na exposição Urban (R)evolution em Lisboa, confessa-se “agnóstico”, mas admite que não hesitou em aceitar o convite.

VHILS explica que fez “logo a referência” ao facto de não ser uma pessoa crente, mas explica à Renascença que para si, Francisco é um “Papa muito especial” e que por isso fez “todo o sentido estar presente”.

Além dos convidados portugueses, estarão também na Capela Sistina, a convite do Papa Francisco, outros criadores de língua portuguesa, entre eles o músico brasileiro Caetano Veloso e o artista plástico Vik Muniz, de Angola o músico Paulo Flores e o artista plástico Pedro A.H. Paixão, e de Timor-Leste Jose Avelar Borges.

De França estará presente o arquiteto Jean Nouvel, Prémio Pritzker. Já Itália, a maior delegação, inclui, por exemplo, o compositor Ludovico Einaudi e a escritora Susanna Tamaro.

Outro dos convidados é o arquiteto autor do projeto da Casa da Música, Rem Koolhaas que está a par de outros destacados artistas internacionais como, do Reino Unido, o artista Anish Kapoor. De Espanha a delegação inclui o escritor Javier Cercas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+